Um novo ano em festa
A passagem de ano foi momento alto de celebrações festivas. Num trabalho conjunto de várias dezenas de alunos, o Urbi faz uma passagem por várias localidades portuguesas e alguns palcos internacionais, para dar conta dos usos e costumes desta festa.
> Eduardo AlvesAos primeiros segundos de 2010 saltam as rolhas das garrafas de champanhe, rebenta o fogo-de-artifício e são formulados desejos para o novo ano. Um ritual que assinala a entrada no novo ano e em novos projectos.
Contudo, por entre esta globalização existem celebrações que marcam a diferença. Características que podem passar pela gastronomia, forma de comemoração ou locais de festa de ano novo e que conferem singularidade às localidades onde decorrem.
Algumas dezenas de alunos do curso de Ciências da Comunicação da UBI produziram notícias sobre a celebração do ano novo em diferentes zonas do País e até no estrangeiro. Um trabalho colectivo que dá conta das diferentes formas de assinalar um mesmo acontecimento, a chegada do novo ano.
AMARANTE: matança do ano velho
ARMAMAR: As últimas 12 badaladas de 2009
BAIÃO: Neve, frio e chuva na passagem de ano
BARCELOS: mau tempo na passagem de ano
COVA-GALA: Passagem de ano junto ao mar
COVILHÃ: fim de ano na neve
NAZARÉ: Gala na última noite do ano
PENICHE: 5, 4, 3, 2, 1 viva 2010
SANTA MARIA DA FEIRA: Euforia, emoção e muitos desejos
TORTOSENDO: Passagens de ano caseiras
ESPANHA: Un siglo de uvas de la suerte
MADRID: Nochevieja universitaria en el metro
MADRID: PASSAGEM DE ANO NA PUERTA DEL SOL
Multimédia