Voltar à Página da edicao n. 520 de 2010-01-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 520 de 2010-01-05   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

NAZARÉ: Gala na última noite do ano

Jovens vindos de todos os pontos do país encheram a cidade. E nem o frio e a chuva acalmaram a enorme euforia vivida na praia da Nazaré.

> Paulo Rocha

Na noite de passagem de ano, a Nazaré esperava cerca de uma centena de milhar de pessoas dispostas a aproveitar todos os atractivos que a cidade tem para oferecer e,  apesar das ameaças de mau tempo, as expectativas cumpriram-se.

As festividades tiveram início no dia 30, altura em que começam a chegar os turistas. A bela paisagem natural da Nazaré proporcionou um enorme espectáculo, tal como os seis palcos espalhados pela imensa costa. Durante os dias 30 e 31, a partir das 23 horas, dj’s e bandas locais subiram aos palcos. Mas foi na última noite do ano que a festa se prolongou até mais tarde, com vários artistas nacionais a actuarem antes e depois do característico fogo-de-artifício. Os últimos trinta segundos do ano 2009 foram passados a olhar para a grande pedreira que aloja o ascensor, local onde foi projectada contagem decrescente. Seguiram-se cerca de 15 minutos de fogo-de-artifício naquela que é conhecida pelos nazarenos como “a verdadeira festa de rua, tão popular como a passagem de ano da Madeira”.

Natália Correia mostra-se orgulhosa por estas festividades atraírem milhares de pessoas à Nazaré, uma boa ajuda para o comércio local. O aluguer de casas a preços elevados é outra das fontes de rendimento no final de ano. O espírito de enorme alegria que se faz sentir entre nazarenos e turistas é o melhor cartão de visita da cidade. Durante a noite da passagem de ano, os convites para entrar em casa dos habitantes locais, dar dois dedos de conversa e beber um copo de boas-vindas ao novo ano são a imagem da hospitalidade nazarena.    

Mas as notícias menos boas também apareceram: os exageros proporcionados pela euforia dos mais jovens levaram alguns ao hospital, muito por causa do álcool em excesso. Johnny Almeida, estudante, quis conhecer esta tão afamada passagem de ano, definindo-a como uma “experiência a repetir”. Depois de admitir que não esperava ver tanta gente nas ruas, salientou que “o facto de haver festa na praia é um enorme atractivo para os turistas, tal como os bares na zona marginal da cidade”.

A Nazaré, que é um grande pólo de atracção turística no Verão, tem agora um outro ponto alto na passagem de ano.


Data de publicação: 2010-01-05 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior