Tradições de uma quadra festiva
O Natal é uma das mais significativas datas. Para além das crenças, do movimento comercial e dos tempos de festa, esta quadra continua a marcar um período de reunião de pessoas e de actividades singulares. O Urbi mostra-lhe, num trabalho de várias dezenas de alunos, como é o Natal em Portugal.
> Eduardo AlvesUm pouco por todo o mundo o Natal é assinalado através de ritos, de tradições e de diferentes actividades cristãs ou pagãs. Esta festa de reunião encontra também nas diferentes regiões de Portugal uma multiplicidade de iniciativas.
Por todo o território nacional, a época natalícia ganha diferentes formas para um mesmo significado. As diferenças mais acentuadas registam-se à mesa e também em diferentes manifestações colectivas das localidades. Nas zonas do interior, mais conservadoras, o madeiro e a fogueira de Natal marcam presença, tal como o bacalhau e as batatas cozidas, na mesa da ceia.
Já no litoral, é o leitão, o peru e o pato que ganham terreno. Nas grandes cidades, a Missa do Galo acaba também por ser apenas frequentada pelos mais devotos que fazem frente ao frio sem qualquer fogueira.
O Urbi volta a apresentar um vasto conjunto de trabalho elaborados por dezenas de alunos de Ciências da Comunicação, que através da realidade das suas terras apresentam a diversidade cultural e gastronómica do País. A todos, Boas Festas.
AÇORES: Quadra natalícia na ilha de Santa Maria
ALMENDRA: Um Natal para relembrar tradições
ARMAMAR: As tradições do nascimento do menino Jesus
AVINTES: Natal com todos e mais alguns
BARCELOS: Menino Jesus à janela
CHAVES: Natal em várias instituições
CODESSOSO: “Natal á lareira: Páscoa na soalheira”
COVILHÃ: A crise não afecta o Natal
FÁTIMA: A festa da família no centro das tradições
GOUVEIA: Espírito de Natal serrano
ÍLHAVO: Um Natal à beira-mar plantado
MIRANDA DO DOURO: Natal transmontano
MONTE ABRAÃO: Natal tradicional
PENAFIEL: Pena de não haver mais vezes, Fiel à tradição
PENAMACOR: Terra de tradições natalícias
SANTA MARIA DA FEIRA: Viver o sonho natalício e acreditar
ESPANHA (Yecla, Murcia): Luces, dulces y panderetas
ROMÉNIA (Iaşi): imagined how Christmas is back home
Multimédia