Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Perfil João Leitão

> Eduardo Alves

João Carlos Correia Leitão é natural de Vila do Carvalho, uma freguesia do concelho da Covilhã. Foi precisamente na “cidade neve” que fez todo o seu percurso académico. Os pais optaram, naquela altura, por um estabelecimento privado de ensino para realizar o primeiro ciclo. Desta forma, João Carlos leitão iniciou-se no mundo das letras e contas no Externato de Santa Maria, “uma escola que já não existe e que ficava localizado nas traseiras da Câmara Municipal da Covilhã”. O agora administrador da UBI recorda esse tempo como sendo “um local de maior acompanhamento e ritmo de trabalho, e onde se ficava na escola, desde manhã até à tarde”.
Depois passou para a Escola Preparatória Pêro da Covilhã e também para Escola Secundária Campos Melo, onde recorda experiências marcantes e obteve as bases para o seu percurso académico. Contabilidade e documentação e legislação comercial foram as duas grandes áreas que começaram a atrair as suas atenções, muito fruto “dos exemplos práticos que os professores de então levavam para a aulas”.
Acabou por ingressar na UBI, com uma média de entrada de 16,6 valores, na licenciatura em Gestão de Empresas, “mas desde há muito que alimentava um sonho de ser economista”. É na universidade que hoje administra que consegue a sua licenciatura. Anos mais tarde ingressa no mestrado em Ciências Económicas, também na UBI e percorre um caminho que não é usual, “que é o de derivar da Gestão para a Economia. Acabei depois também por realizar um doutoramento em Economia, e a minha carteira profissional é de Economista, no Colégio de Finanças e Ciências Empresariais. Devo dizer que não tenho carteira de Técnico Oficial de Contas (TOC) por opção”, sublinha.
Toda uma formação académica “que acaba por reflectir-se na polivalência que o indivíduo adquire. Ao desenvolver o exercício arriscado de vir da Gestão para a Economia, isso obrigou-me a melhorar e a estudar muito, designadamente na área das Ciências Económicas, onde é necessário um forte background teórico mas também uma grande capacidade analítica, e de utilização de instrumentos estatísticos e de ferramentas econométricas e isso tornou-me mais flexível”, acrescenta.
Começa também por administrar algumas lojas de uma cadeia internacional de supermercados e passa ainda pela indústria têxtil. No meio deste percurso profissional, ao qual vai juntando a ligação académica, há ainda a frisar a ligação ao Instituto Politécnico de Portalegre, onde foi também professor e administrador. “Sempre leccionei disciplinas tanto na área da Gestão como na área da Economia e aqui na UBI assegurei disciplinas na área de Marketing, porque tenho publicações asseguradas nessa área e estou associado a alguns órgãos dessa área, quer em termos nacionais, quer internacionais”, adianta.
João Carlos Leitão confessa que a ligação natural à região o leva a pensar em “contribuir para o desenvolvimento da mesma. Gostaria de contribuir para um processo construtivo de afirmação desta região, como forma de contrabalançar o desenvolvimento desigual que existe no nosso País e que segundo as projecções tem tendência a agravar-se”, reitera.

A UBI tem excelentes capacidades

Existe um forte apoio às empresas

A afirmação da UBI está na qualidade e na internacionalização

Os alunos são o mais importante desta universidade






Data de publicação: 2009-12-08 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior