Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

“Os alunos são o mais importante desta universidade”

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – Para além da administração da UBI tem também a seu cargo os Serviços de Acção Social. Como está essa área?
João Leitão – [
Ver Resposta] – Os Serviços de Acção Social são extremamente importantes, porque contemplam três divisões fundamentais, a alimentação, o alojamento e o desporto. Áreas que têm directa relação com o bem-estar da comunidade académica.
De acordo com as restrições de natureza económico-financeira que estão bem patentes na sociedade, é normal que exista um aumento do número de solicitações de apoio a esse nível. É normal que as dificuldades económicas que são sentidas pelos estudantes coloquem uma pressão maior sobre estes serviços.
Serviços que devem também inovar e aquilo que estamos a fazer neste momento é um movimento de inovação que não é visível, mas que será visível no espaço de um ano. A nossa prioridade centra-se em certificar também estes serviços. Mas para termos uma certificação na alimentação, no alojamento e no desporto temos de desencadear processos de estudo internos, temos de desenhar planos de formação que já foram candidatados em tempo oportuno ao POPH, para que efectivamente se possa melhorar a qualificação dos recursos humanos orientados para a certificação desses mesmos serviços.
No apoio social, como é de conhecimento público, a universidade tem instrumentos para apoiar determinadas situações de carência e tem-lo feito sempre que solicitada e sempre que essas situações de carência são comprovadas.

Urbi@Orbi – Vão existir mudanças nestes serviços, a breve trecho?
João Leitão – [
Ver Resposta] – Já estão a ser feitas ao nível da execução de processos, das plataformas que são utilizadas tanto em termos de compras, como em gestão de bolsas. Esse tipo de mudança não é visível, mas é um esforço que tem de ser planeado e concretizado em termos temporais em algo que não é visível em poucos meses, mas que terá os seus resultados visíveis no espaço de um ano.
Há outro tipo de trabalho que está a ser feito, na reorganização interna dos serviços e sobretudo, no que é a orientação para a responsabilidade social desses mesmos serviços em função daquilo que é a missão da universidade que tem como agente mais importante, o aluno.

Urbi@Orbi – E como covilhanense, o que representa a UBI para si e que marca pessoal gostaria de deixar nesta instituição?
João Leitão – [
Ver Resposta] – A UBI é para mim o melhor exemplo conseguido de política de desenvolvimento regional. Gostaria de deixar assim uma dupla marca que fosse caracterizada pelo empowerment, ou seja, dar valor e importância às pessoas e também pela inovação, com a UBI a vir a ser reconhecida não só pelo desenho, mas também pela implementação de boas práticas ao nível organizacional, e dar a possibilidade aos seus funcionários a possibilidade de desenvolver propostas que depois sejam reconhecidas e devidamente premiadas.
Esta instituição começa também a ser reconhecida pela sua capacidade de actuar em determinadas áreas de investigação que são efectivamente diferenciadoras, em função daquilo que é desenvolvido em áreas genéricas por outras instituições de ensino superior que competem e cooperam com a nossa.
Na base dessa dupla marca estará muito trabalho, trabalho árduo. Como é do conhecimento público e aquilo que está também nos estatutos, este é um período de trabalho delimitado, tem início e tem fim, em termos máximos. Aquilo que podem contar da minha parte é com todo o empenhamento e com toda a contribuição para a afirmação da UBI como uma instituição de ensino superior de excelência e de qualidade.

Perfil de João Leitão

A UBI tem excelentes capacidades

Existe um forte apoio às empresas

A afirmação da UBI está na qualidade e na internacionalização



"Na base da nova UBI estará muito trabalho"


Data de publicação: 2009-12-08 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior