Aeronave de treinos
As suas características técnicas e facilidade de manobra colocaram o “Chipmunk” como o eleito de muitas forças aéreas, para treino de pilotos. Um avião que ao longo de tempo não tem conhecido grandes incidentes.
> Eduardo AlvesA aeronave que caiu no passado sábado, 3 de Outubro na Covilhã era um DHC-1 Chipmunk. Um aparelho que estava ao serviço de uma empresa suíça que se deslocou até á Covilhã para participar no festival aéreo.
O Chipmunk é fabricado pela empresa canadiana de Havilland e tem feito carreira como avião de treino. A sua primeira aparição remonta a 22 de Maio de 1946. Segundo dados avançados pela Wikipedia, este aparelho iria começar a ser comercializado anos mais tarde, em 1951.
As Oficinas Gerais de Material Aeronáutica (OGMA) têm a licença de produção deste aparelho desde 1952. O mesmo tem servido na Força Aérea Portuguesa como avião de instrução e pilotagem básica. Em 1989, e ainda segundo a mesa fonte, a FAP adapta aos seus aparelhos novos motores e passa a utilizar estes como reboque de planadores. Para além da FAP, também a força aérea britânica deu a mesma utilização, de aparelho de ensino, ao Chipmunk.
Esta aeronave transporta duas pessoas e tem uma autonomia de 440 quilómetros. Com 990 quilos de peso bruto é capaz de voar a 280 quilómetros por hora, a uma altitude máxima de 4800 metros. Na sua longa carreira o registo de acidentes tem estado normal, sendo que o último incidente com um aparelho destes, em Portugal tinha acontecido a 21 de Novembro de 2004, no Aeródromo Municipal de Cascais.
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