Jornadas de aeronáutica mostram potencialidades da UBI
Durante quatro dias os aviões foram tema central na UBI. As Jornadas de Aeronáutica, promovidas pelo núcleo de alunos deste curso e pelo Departamento de Ciências Aeroespaciais, trouxeram à Covilhã máquinas, pilotos e aficionados.
> Eduardo AlvesOs primeiros dias de Outubro coincidiram com as Jornadas de Aeronáutica 2009. Um evento que vem sendo realizado, desde 1996, pelo núcleo de alunos deste curso, e que constituiu um dos principais eventos do Departamento de Ciências Aeroespaciais.
A iniciativa conta no seu programa com os dois primeiros dias dedicados a diversas conferências e palestras sobre as novidades neste campo científico. Este ano não foi excepção, e alunos e professores tiveram a oportunidade de contactar com diversas empresas, investigadores e entidades ligadas à aeronáutica.
Nos dias 3 e 4 de Outubro, as actividades passaram para o Aeródromo da Covilhã, onde decorreu o festival aéreo. Com o sol a dar ares de sua graça, foram muitos os que acorreram à pista covilhanense para ver de perto os aviões e as duas equipas de acrobacias. Contudo, um incidente na tarde de sábado, 3 de Outubro, viria a marcar, pela negativa, o primeiro dia de festival. Ainda assim, antes deste percalço que envolveu uma aeronave pertencente a um piloto suíço, houve tempo para apreciar os muitos modelos de aeronaves e as várias acrobacias.
Sandro Alves acrescenta que este tipo de actividades, para além de proporcionar aos amantes das aeronaves “um bom espectáculo, serve também para os alunos de aeronáutica terem a sua primeira oportunidade de contactar directamente com máquinas e pilotos e conhecer algumas experiências de voo e de troca ideias nesta área”.
Multimédia