Voltar à Página da edicao n. 507 de 2009-10-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 507 de 2009-10-06   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O festival aéreo contou com a presença dos

Festival Aéreo da Covilhã

Uma das principais marcas do Festival Aéreo da Covilhã é a diversidade de modelos que podem ser vistos ao longo de dois dias na cidade serrana. Para além dos aparelhos, os visitantes podem também ter contacto com o aeromodelismo, ou fazer mesmo o seu baptismo de voo.

> Eduardo Alves

Foram dois dias dedicados aos aviões. Dezenas de apaixonados por estes aparelhos tiveram a oportunidade de contactar, de perto, com máquinas, pilotos e outros técnicos que estão ligados a esta área.
O Festival Aéreo da Covilhã tem assim vindo a ganhar importância no calendário deste tipo de eventos. Este ano, o Aeródromo da Covilhã foi palco para várias equipas de acrobatas demonstrarem algumas das capacidades das aeronaves.
Logo no primeiro dia, a pista ficou livre para receber as aeronaves que vieram, não só de Portugal, mas também de vários pontos da Europa. Durante a tarde, cerca de uma centena de pessoas assistiram ao espectáculo aéreo realizado pelos “Smokewings”. A mais recente patrulha acrobática portuguesa acabou por colocar todos os presentes “com a cabeça no ar”. Jorge Fachadas e Marco Rodrigues, os dois pilotos portugueses que dão forma a esta equipa, acabaram por mostrar todas as suas capacidades com um conjunto de loopings, tonneaux’s, voos invertidos e cruzamento de aeronaves. Esta formação estreou-se no Red Bull Air Race de 2007 e tripulam dois Yak52.
Contudo, este primeiro dia de festival haveria de ficar marcado por um acidente que envolveu uma aeronave. A queda do aparelho acabou por levar à suspensão das actividades marcadas para esse dia. No segundo e último dia do festival, o destaque vai para a presença do “Team Lima Alpha”. António Ideias e Lino Gonçalves dão corpo a esta equipa de pilotos acrobatas portugueses que actualmente marcam presença em campeonatos europeus e mundiais de acrobacias aéreas. Um desenho de linhas, voltas e rotações criam um “bailado” impressionante das aeronaves.

[Jornadas de aeronáutica mostram potencialidades da UBI ▲]


O festival aéreo contou com a presença dos
O festival aéreo contou com a presença dos "Smokewings" (Foto retirada de: http://www.smokewings.com/pt/)


Data de publicação: 2009-10-06 17:14:58
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior