Voltar à Página da edicao n. 507 de 2009-10-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 507 de 2009-10-06   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A aeronave ficou totalmente destruída

Queda de aeronave provoca dois feridos

Um avião que integrava o festival aéreo, na Covilhã, caiu junto à pista do aeródromo da cidade. Os dois ocupantes sofreram ferimentos ligeiros, mas a aeronave acabou totalmente destruída. As autoridades oficiais estão agora a averiguar as causas deste acidente.

> Eduardo Alves

Foi já quando se preparava para aterrar na pista do Aeródromo da Covilhã que o avião DHC 1 Chipmunk teve problemas e acabou por despenhar-se numa zona próxima do Rio Zêzere.
O aparelho estava na Covilhã para integrar o Festival Aéreo da Covilhã. Ao serviço de uma empresa suíça, esta aeronave anteriormente utilizada pela Força Área Portuguesa, para treino de pilotos, era uma das que estavam na Covilhã à disposição dos participantes para estes fazerem o seu baptismo de voo.
Depois de ter descolado da pista, cerca das 16.30 horas, com duas pessoas a bordo, a aeronave esteve no ar cerca de 30 minutos. Quando se preparava para aterrar e segundo testemunhas oculares, “uma curva mais pronunciada terá provocado alguma anomalia no aparelho”. Este perdeu potência e acabou por despenhar-se junto ao Parque de Merendas da Boidobra. Ainda assim, os dois tripulantes conseguiram sair do aparelho pelo seu próprio pé. Os dois ocupantes, um piloto suiço e uma jornalista de uma televisão regional, sofreram algumas escoriações, mas foram transportados até ao Hospital Pêro da Covilhã para um diagnóstico mais profundo.
José Flávio, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, refere que “o socorro foi feito de forma muito rápida, até porque, estava no aeródromo uma equipa dos bombeiros, precisamente para acorrer de forma mais célere neste tipo de acontecimentos”. As causas do acidente estão agora a ser investigadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

[Festival Aéreo da Covilhã ▲]


A aeronave ficou totalmente destruída
A aeronave ficou totalmente destruída


Data de publicação: 2009-10-06 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior