. |
|
Estória de uma casa
que começou pelo telhado...
por Vasco Cardoso
Transferir o problema do insucesso
escolar exclusivamente para as instituições e retirar-lhes
no futuro parte substancial do seu financiamento, com base numa
justificação legal, é a matriz de um plano
há muito denunciado que não teve, que não
tem e não terá certamente o apoio dos estudantes.
Sabemos que é mais difícil de detectar e enfrentar
as verdadeiras causas de insucesso escolar, de dar consequências
ao actual processo de avaliação das instituições
de Ensino Superior, de dar instrumentos financeiros que permitam
a promoção da qualidade de ensino, de implementar
um sistema de avaliação do desempenho do corpo
docente, de conceder apoios sociais condignos com as dificuldades
existentes no corpo estudantil e nas suas famílias, de
combater a exclusão no acesso e na frequência do
Ensino Superior público. Para o Ministério da Educação
é no entanto mais apetecível esta receita antiga
de adiar problemas e alguém a seguir "que apague
a luz".
|
Digressões
por E. Segre
Resolvi imprudentemente aventurar-me
no terreno cultural no qual se inscreve a Física, e ainda
a espinhosa questão das relações entre as
ciências humanas e as exatas: terreno minado, de se pisar
com cuidado, quase campo de batalha, tais as clivagens que se
operam entre as "duas culturas" (como diria C.P. Snow,
que militou em ambas), e tais os ventos de cizânia que
nele sopram, quiçá insuflados...
|
Crónica do
Midwest I
por Pedro Guedes de Carvalho
Imaginem que uns anos
depois da criação da Universidade de Coimbra, o
Senado escolhia a figura de um Mouro para mascote da Universidade.
Imaginem ainda, que passado século e meio havia mouros
que viviam em Portugal e se revoltavam contra a sua utilização.
Pois bem, no Midwest a Universidade de Illinois criada em 1867,
adoptou como mascote, em 1926, o Chief Illiniwek com o argumento
de prestar uma homenagem aos índios que outrora viviam
em Illiniois.
|
|
|
|
. |