Urbi@Orbi – Todas essas atenções com as questões financeiras, pedagógicas, culturais e outras, são sinais de um dos propósitos da vossa campanha, são sinais de que “os alunos estão sempre em primeiro”?
João Rey – Mal entro na sede da associação existe como que uma frase imaginária que me diz que os meus colegas estão sempre em primeiro. Isto leva a que muitas das vezes abdique de algumas coisas minhas para tratar de assuntos da AAUBI. Vou tentar sempre dar o meu melhor, o que pode também dizer que vou fazer coisas e cometer alguns erros, mas sempre com a intenção de ser certo e de que as coisas funcionem bem. Quero que o objectivo final deste trabalho seja o bem-estar dos meus colegas e isso não é nenhuma afronta aos restantes órgãos da universidade, bem pelo contrário. É uma melhoria das condições se tiverem pessoas objectivas e projectos correctos a serem desenvolvidos por pessoas capazes. Tais pessoas vão ver que os objectivos da AAUBI são os objectivos dos estudantes e dessa maneira, todos ganhamos mais. Queremos fazer um trabalho de parceria com o corpo docente, com os dirigentes desta universidade para que se crie aqui não questões de divórcio, mas de melhorias académicas.
Urbi@Orbi – Vai ser criada também a figura do Provedor do Estudante. Qual será a importância desta figura na relação entre alunos e universidade?
João Rey – No Conselho Geral estão neste momento cinco alunos que representam os mais de seis mil que tem esta instituição. Já pedi uma reunião com esses estudantes para falarmos sobre diversos pontos. O provedor será um deles, mas existem mais.
Quanto a esta função, deverá ser ocupada por uma pessoa que deve estar descomprometida, que defenda os estudantes e que seja acima da média. Penso que também será importante que essa pessoa reúna o consenso entre os estudantes e o corpo docente.
Só peço que façam uma boa escolha, porque se esta for feita e o provedor for alguém ponderado, com toda a certeza que o seu trabalho será muito mais fácil. Isto porque, os assuntos passíveis de se transformarem em problemas, não o serão, porque poderá acautelar essas situações e resolvê-las previamente. Naquilo que a AAUBI conseguir ajudar estamos disponíveis para o que for preciso.
Perfil de João Rey
“Pretendemos dar uma dimensão nacional a esta academia”
“Trabalhamos para os estudantes da UBI”
Multimédia