Banda da Covilhã há 64 anos ao serviço da cultura
O 64º aniversário da Banda da Covilhã teve direito a quatro dias de comemorações. Entre as diversas actividades realizadas, o Concerto e a Missa com a participação da Banda de Gouveia foram os momentos altos dos festejos.
> Helena LeitãoEm dia de aniversário, a Banda da Covilhã presenteou os covilhanenses com um concerto. Com a sala do Teatro-Cine quase cheia, foi com entusiasmo que os habitantes desta cidade, e não só, felicitaram a Banda, naquele que foi o momento alto dos quatro dias de comemorações.
O concerto, realizado no passado Domingo, dia 30, teve início com a Orquestra juvenil “O Pautinha”, um projecto da Banda da Covilhã inserido na Escola de Música, Valores e Talentos, onde os elementos mais novos desta associação mostraram o seu trabalho, regidos pelo director artístico Elmano Pereira.
A meio do concerto realizou-se a entrega de prémios do 1º Concurso de Desenho “A Banda da Covilhã vista pelas crianças”. No fim da entrega de diplomas a todas as escolas participantes e das menções honrosas, foi a vez de os premiados receberem as suas distinções.
Já com a Banda da Covilhã em palco foi feito um minuto de silêncio em memória de um membro da direcção falecido, também professor da UBI, Mário Pereira. A Banda da Covilhã continuou depois com a sua actuação, presenteando o público com mais duas peças de música portuguesa.
No decorrer do concerto foram apresentados três elementos da banda que tiveram nesse dia a sua 1ª saída oficial: Rafael Afonso no trombone, Artur Vieira no saxofone e Diogo Fernandes no clarinete. Foram ainda entregues dois diplomas de assiduidade, uma forma interessante de motivar os músicos a não faltarem aos ensaios.
Para terminar o concerto foi escolhido o Hino da Banda da Covilhã, apresentado nessa noite, composto por Allan Rosa, monitor, compositor e músico da casa.
O público bastante satisfeito com a variedade do reportório e com o desempenho dos músicos aplaudiu de pé. Margarida Gama saiu do espectáculo bastante agradada destacando que “gosta muito de ouvir a banda porque tem temas muito variados e para todos os gostos”. O maestro também se mostrou satisfeito com a adesão e confessa que “o concerto superou as expectativass”.
> guida . robbins @ gmail . com em 2008-12-08 17:12:11
SÓ UM PEQUENO REPARO - NO DECORRER DO ESPECTÁCULO -DE SALA CHEIA- DE DOMINGO Á NOITE TAMBÉM DECORREU O 1º CONCURSO DE DESENHO "A BANDA DA COVILHÃ VISTA PELAS CRIANÇAS" E QUE CONSTITUIU UM DOS PONTOS ALTOS DESTE EVENTO. CONSTACTO COM LAMENTO QUE NEM UMA PEQUENA REFERÊNCIA É FEITA AO FACTO, APESAR DA SUA IMPORTANCIA, QUER PELO NUMERO DE CRIANÇAS ENVOLVIDAS, QUER PELA QUALIDADE DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUER PELA INOVAÇÃO DA INICIATIVA.
> urbi @ ubi . pt em 2008-12-08 17:15:46
Cara leitora
Se clicar na expressão "1º Concurso de Desenho", grafada com uma cor diferente, vai encontrar um texto relativo a essa iniciativa. Esta é a nossa forma de destacar elementos da notícia que nos parecem importantes.
Multimédia