Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Desfile de famosos por solidariedade

Figuras Públicas em desfile solidário

Uma iniciativa inédita juntou 1400 pessoas na ajuda a três instituições de âmbito social do concelho da Covilhã.

> Ricardo Morais
> Rafael Alexandre Silva

O espírito natalício envolveu a comunidade covilhanense na concretização de uma manifestação de solidariedade designada por “Covilhã Solidária”. O evento, que decorreu no dia 17 de Dezembro no pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), permitiu angariar 17.750 euros.
Ser modelo por um dia era o desafio colocado às figuras públicas da Covilhã, com o intuito de angariar dinheiro para três instituições de solidariedade social: Casa do Menino Jesus, Fundação Anita Pina Calado e Centro Social Jesus Maria José. Personalidades como Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, Alzira Serrasqueiro, governadora civil de Castelo Branco, Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior ou José Geraldes, director do jornal Noticias da Covilhã, são exemplos das 62 pessoas que o público está habituado a ver noutras funções e que desfilaram na passerele da ANIL.
Desfilaram ainda os actores João de Carvalho e Manuel Melo, para além da cantora Romana, que ainda brindou o público com um curto espectáculo musical. Todos os participantes do desfile foram vestidos por empresas locais, que ofereceram as roupas utilizadas. Cada personalidade fez-se acompanhar por uma criança de cada uma das instituições a apoiar.
A presença e colaboração destas figuras foi destacada por Pedro Farromba, um dos elementos da organização: “Esta pessoas assumiram um papel interventivo nesta causa tão importante. Vieram porque quiseram contribuir, expuseram-se porque quiseram ajudar, ajudaram porque se preocupam”.
Numa tarde animada, plena de espírito solidário, Jorge Esteves e Gina Almeida apresentaram um espectáculo que começou com o Coro Belcanto. Seguiu-se a apresentação dos novos trajes dos alunos do Conservatório Regional de Música da Covilhã. O espectáculo prosseguiu com um momento de hip hop protagonizado pelas crianças da Casa do Menino Jesus e encerrou com a actuação da Orquestra de Cordas da Escola Profissional de Música da Covilhã.
Paralelamente ao espectáculo decorreu um leilão que, em conjunto com valor das entradas e os donativos das empresas, totalizaram os 17.750 euros a distribuir pelas instituições.
A organização deste evento esteve a cabo de Pedro Farromba, director do Parkurbis, Pedro Paiva, da direcção da Associação de Lanifícios, Paulo Rosa, adjunto do presidente da Câmara local e Rosário Rocha, ex-vereadora na autarquia. Sob o lema “Dê um bocadinho para que tenham muito mais”, este espectáculo foi um exemplo da capacidade de mobilização da população do concelho, que desta forma teve a oportunidade de se divertir e ajudar aqueles que mais precisam.


Desfile de famosos por solidariedade
Desfile de famosos por solidariedade


Data de publicação: 2006-12-19 00:12:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior