Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A autarquia covilhanense espera que os fundos comunitários suportem algumas intervenções

As metas de 2007

O presidente da Câmara da Covilhã explicou, na última Assembleia Municipal de 2007, quais as principais obras para o próximo ano.

> Eduardo Alves

A palavra contenção parece reinar nos planos da autarquia. Com um orçamento de 86 milhões de euros previsto para 2007, Carlos Pinto, presidente da edilidade serrana, espera vir a conseguir mais alguns fundos através de dinheiros europeus.
O autarca aponta agora a conclusão da estrada Teixoso-Verdelhos como uma das obras principais do próximo ano. Também para 2007, Pinto espera dar andamento à estrada entre o Pereiro e São Jorge da Beira. No que diz respeito a estruturas de lazer, a piscina-praia da Covilhã deve ficar terminada e “queremos arrancar com a construção da piscina do Teixoso”. Mais a Sul, a autarquia tem prevista a construção de um quartel para os bombeiros do Paul e também a conclusão dos acessos às Termas de Unhais da Serra. No que respeita ao Tortosendo, Pinto tem previsto o arranque da terceira fase do parque industrial. Mais 300 mil metros quadrados de terreno industrial vão assim nascer na maior freguesia do concelho. Já na Covilhã, o social-democrata espera ainda começar com a avenida de ligação entre o Intermarché e o campo de futebol da ADE.
Projectos que ficam agora também dependentes dos fundos que possam vir a ser atribuídos através do Quadro Nacional de Referência Estratégica (QREN). Este programa vai passar a gerir os dinheiros comunitários a partir de 1 de Janeiro de 2007.
Já nas intervenções de maior vulto, o autarca covilhanense voltou a falar no aeroporto e na expectativa de “aprovar o projecto e começar a adquirir terrenos”. O novo aeroporto foi também abordado por José Pinto, presidente da Junta de Freguesia da Boidobra. Este autarca eleito nas listas do PCP aproveitou o tema para “denunciar algumas imprecisões de que a freguesia tem sido alvo”. Segundo José Pinto foi dito pela autarquia covilhanense que “o novo aeroporto fica localizado no Teixoso”, mas segundo os mapas da autarquia apresentados à Imprensa pelo comunista, “cerca de 75 por cento dos terrenos onde será construída esta estrutura aeroportuária ficam localizados na freguesia da Boidobra”. José Pinto lembrou ainda que “o Centro Hospitalar da Cova da Beira, uma das três grandes superfícies comerciais e outras estruturas estão localizadas na freguesia”, mas a autarquia “teima em não anunciar isso”.
A Barragem das Penhas da Saúde faz também parte da lista de projectos camarários para 2007. A autarquia conta anunciar logo em Janeiro, o consórcio escolhido para construir a Barragem das Penhas. Um consórcio que passará pela criação de uma nova empresa onde vão também entrar fundos camarários. Depois da fase de consulta pública, este projecto avança agora para a construção de uma barragem com 42 metros de altura na zona das Penhas da Saúde que vai permitir armazenar dois milhões e 200 mil metros cúbicos de água.

[Voltar ao texto inicial]


A autarquia covilhanense espera que os fundos comunitários suportem algumas intervenções
A autarquia covilhanense espera que os fundos comunitários suportem algumas intervenções


Data de publicação: 2006-12-19 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior