Voltar à Página da edicao n. 420 de 2008-02-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Perfil de Manuel Saraiva

> Eduardo Alves

Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva nasceu em Lisboa, cidade onde também estudou. A sua primeira experiência universitária foi no Instituto Superior Técnico, no curso de Engenharia Electrotécnica. “Essa licenciatura tinha muita matemática e era disso que eu gostava”, lembra. Contudo, a electrotecnia nunca o cativou totalmente.
Já estava no 5º ano quando decidiu que não era esse o caminho que queria seguir.
Enquanto aluno procurou ligar-se ao mundo empresarial e começou a trabalhar numa empresa de elementos para computadores. Uma experiência que não recorda com muita simpatia. “Não gostava do «sistema» nem do ambiente de trabalho”, refere.
Depois surgiu a oportunidade de dar aulas de matemática no ensino secundário e o curso de engenharia que frequentava “começou a marcar passo”. Com o passar do tempo, Manuel Saraiva foi descobrindo a sua verdadeira vocação. Dar aulas de matemática era do que realmente gostava, factor decisivo que o levou a pedir transferência para a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, instituição onde conseguiu todos os seus graus académicos.
Em 1984 concorreu para dar aulas no Instituto Universitário da Beira Interior. Entre outros motivos, destaca um ponto que o fez trocar a capital pelo Interior: “Os meus pais são de Celorico da Beira e a Serra da Estrela era uma referência para mim”, afirma. Recorda as férias de Verão que passava na zona serrana e as paisagens da montanha, como elementos que o ligam a esta região.
Há vinte e três anos na UBI, Manuel Saraiva diz sentir prazer no que faz. “Gosto do trabalho que desenvolvo, da matemática, de ensinar, gosto da área da didáctica da matemática, a minha especialidade, e de desenvolver e orientar trabalhos científicos neste campo”, sublinha.
Nos tempos livres o docente dedica algum tempo à leitura e a ouvir música. Manuel Saraiva também gosta de fazer longas caminhadas.

Gostaríamos que, a curto prazo, todo o corpo docente ficasse doutorado

Há um intercâmbio com outras instituições

O Centro de Matemática da UBI visa a promoção da investigação






Data de publicação: 2008-02-12 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior