Voltar à Página da edicao n. 420 de 2008-02-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

“O Centro de Matemática da UBI visa a promoção da investigação”

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – Como é que está a investigação e o Centro de Matemática no Departamento?
Manuel Saraiva –
O Departamento de Matemática da UBI é membro do Centro Internacional de Matemática (CIM), participando, nesta qualidade, nas suas actividades científicas.
Somos 43 docentes, 25 dos quais doutorados, o que representa uma evolução muito grande relativamente a um passado muito recente. O Departamento está a fazer uma aposta muito grande na formação dos seus assistentes. Gostaríamos que, a curto prazo, todo o corpo docente ficasse doutorado – pela melhoria do ensino e da investigação. Tem havido uma sobrecarga de trabalho lectivo para possibilitar a dispensa de serviço de alguns assistentes, dando-lhes mais e melhores condições para terminarem o seu doutoramento.
A maioria dos docentes é membro do Centro de Matemática da UBI. Alguns Professores pertencem a outros centros de investigação nacionais que, usualmente, são avaliados com Excelente. Tal facto deve-se essencialmente a questões históricas (ligações resultantes da formação académica – os locais onde obtiveram o seu grau de doutor) e à qualidade desses centros de investigação.
O Centro de Matemática da UBI é uma unidade de investigação que visa a promoção da investigação matemática, agrupando projectos de investigação e de desenvolvimento no âmbito da Matemática. Está organizado em quatro domínios de investigação: i) Equações Diferenciais da Física e Matemática; ii) Probabilidade e Estatística; iii) Análise Numérica de Equações Diferenciais; e iv) Álgebra, Análise Funcional e Topologia.
Os professores do Departamento estão envolvidos em vários projectos de investigação, alguns dos quais foram avaliados com Excelente pelos painéis de avaliação da FCT.
O Departamento tem vindo a desenvolver, com uma periodicidade assinalável, seminários que, na sua maioria, são dinamizados pelos seus docentes. Só em 2007 foram realizados treze seminários. São sessões abertas e, por esse motivo, têm merecido a presença de pessoas exteriores ao Departamento.

Perfil de Manuel Saraiva

Gostaríamos que, a curto prazo, todo o corpo docente ficasse doutorado

Há um intercâmbio com outras instituições






Data de publicação: 2008-02-12 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior