No âmbito do 1º ciclo de estudos do curso de Bioengenharia decorreu, na passada sexta-feira, a primeira palestra do ciclo de conferências promovido pela Faculdade de Engenharia. “Detecção de Pólipos em Imagens Endoscópicas” foi o tema de abertura da iniciativa.
Integrado na disciplina de “Introdução à Bioengenharia”, a apresentação da conferência esteve a cargo de Luís Alexandre, professor do Departamento de Informática, que explicou que os pólipos resultam de “um crescimento anormal de tecido na mucosa do intestino”. O docente realçou também a importância do diagnóstico uma vez que, se o pólipo for detectado e num prazo de cinco anos não receber tratamento, “o risco de cancro é de 2,5%; se o prazo for de oito anos o risco aumenta para 8% e em vinte anos para 24%” revela.
Luís Alexandre explicou ainda que o sistema de detecção de pólipos analisa imagens de endoscopia e assinala aquelas que apresentam maior probabilidade de conterem os tecidos. O processo que funciona agora “através de um exame com cápsula, a Pillcam, que ao contrário da tradicional endoscopia, dolorosa e desconfortável, é bastante cómoda” revela o docente.
Para Isabel Gouveia, Presidente da Faculdade de Engenharia, o objectivo da palestra foi “dar a conhecer aos alunos do primeiro ano, a temática de reconhecimento de padrões através da análise de imagens, utilizadas como ferramentas de auxílio para o diagnóstico de pólipos”. Por outro lado, as palestras são “uma excelente oportunidade de elucidar os novos alunos acerca do curso”, realça a docente.
Jenifer Afonso, aluna de Bioengenharia, mostrou-se muito satisfeita com a temática apresentada e considera “importante implementar este tipo de palestras, no início do ano, para que se comecem a focar e especificar escolhas futuras”. Com o objectivo de projectar o Curso de Bioengenharia, Isabel Gouveia referiu ainda que nas próximas palestras “serão apresentados trabalhos relevantes, actualmente em desenvolvimento no país e no estrangeiro, por pessoas conceituadas nesta área científica”.
O Ciclo de Palestras decorre ao longo do primeiro semestre de forma quinzenal, às sextas-feiras a partir das 14h30, no anfiteatro 8.1do Pólo das Engenharias, e é dirigido a todos os alunos, docentes e investigadores interessados.