O Sporting da Covilhã, o Desportivo de Chaves e o Varzim vão decidir na última jornada do campeonato as duas equipas que descem de divisão, depois de os serranos terem batido por 2-0 os flavienses, na 29ª jornada da Liga Vitalis, onde o Varzim também saiu derrotado.
Numa partida realizada sábado, tal como todos os outros jogos da liga de honra, que se realizaram à mesma hora, a vitória da equipa da casa começou a desenhar-se a meio da primeira parte. Aos 22 minutos o árbitro Lucilio Baptista considerou uma falta do guarda-redes flaviense Rego sobre Basílio na grande área, e expulsou o jogador. Edgar bateu a penalidade inaugurando assim o marcador. Em cima do intervalo Dani confirmou a vitória serrana ao corresponder de forma certeira a um cruzamento de Jorge Monteiro.
O capitão dos serranos, Edgar, compareceu na sala de imprensa com o sentimento de dever cumprido, mas lembrou que “falta agora um jogo muito difícil”, afirmando que “a equipa está confiante” para o último encontro do campeonato. O jogador, que apontou o primeiro golo da partida, admitiu que este era um jogo de “nervos para as duas equipas” mas considerou o resultado justo. Já o treinador do Chaves, Manuel Tulipa, lembrou que a expulsão do guarda-redes teve uma “influência vital no desenrolar da partida”. O técnico afirmou que “mesmo em inferioridade numérica o Chaves foi a equipa mais organizada, elaborada e que tentou atacar”.
Continua a três as contas da manutenção quando falta apenas uma jornada para o final do campeonato. Com o Carregado já despromovido, o Chaves e Varzim têm 28 pontos e o Covilhã tem 30, mas covilhanenses e varzinistas jogam entre si na última jornada. Estes dois podem garantir a manutenção caso os flavienses percam na recepção ao Fátima. Em caso de empate da equipa de Trás-os-Montes, os serranos mantêm-se qualquer que seja o resultado, mas em caso de vitória do Chaves, o Covilhã está obrigado a pelo menos empatar para se manter na Liga Vitalis.
Para a deslocação do Sporting da Covilhã à Povoa do Varzim, a direcção do clube serrano revelou que a câmara Municipal da Covilhã disponibilizou dez autocarros para que os adeptos covilhanenses acompanhem a equipa para a última jornada do campeonato. As inscrições estarão disponíveis a partir de segunda-feira.
<comentário ao jogo>
Ficha de jogo:
02/05/2010 – 29ª jornada da Liga Vitalis
Complexo Desportivo da Covilhã
Sporting da Covilhã 2 – 0 Desportivo de Chaves
Ao intervalo: 2 – 0
Golos: 1 – 0, Edgar (pen), 25min, 2 – 0 Dani, 45+1min
Sporting da Covilhã: Igor Araújo, Dani, Auri, Steven Vitória, Edgar, Machado, Sufrim, Pimenta, Basílio (Paulo Gomes, 76min), Zezinho e Monteiro (Alberto, 90 + 1min)
Desportivo de Chaves: Rui Rego, Danilo, Lameirão, Heslley, Samson, Bamba, Magalhães, Castanheira (Casaleiro, 25min), Carlos Pinto (Flávio Igor, 21'), Diop e Clemente (Edu, 45')
Árbitro: Lucílio Baptista
Cartão vermelho directo: Rui Rego, 22min
Cartão amarelo: Clemente, 39min, Bamba 69min, Steven, 90min e Diop, 90min