Solidariedade 364 é o nome do projecto desenvolvido por Ana Tiago, Maria Costa e Soraia Dias, alunas do 12º C da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O objectivo da iniciativa passa por incutir na população valores como a solidariedade, filantropia e voluntariado, de modo a combater as carências identificadas.
A Câmara Municipal da Covilhã facultou uma lista com os nomes e respectivos contactos de instituições filantrópicas e de solidariedade social, de carácter particular, estatal e religioso. "Contactamos com 45 instituições das quais 15 aderiram à iniciativa", afirma Maria Costa.
Após o estabelecimento de contactos, as alunas realizaram um levantamento das principais necessidades junto das instituições. As jovens estão a desenvolver uma campanha de angariação género/bens alimentares e recrutamento de voluntários, procurando encontrar parceiros dispostos a apoiar a iniciativa.
"Tudo o que for colhido vais ser distribuído pelas instituições de acordo com as carências previamente identificadas", explicou Soraia Dias. Os apoios podem ser dados pela comunidade através de donativos, podendo actuar como pontos de recolha, ou ambas situações.
A ideia surgiu há cerca de dois anos. Contudo, apenas agora pode ser implementada no âmbito da disciplina de área de projecto, orientada pela professora Ernesta Parreira. Os resultados começam a ser satisfatórios e as alunas sentem-se animadas, "começamos a trabalhar, começamos a ter instituições, o apoio da câmara, os pontos de recolha e agora noto que a população está sensibilizada", conta Ana Tiago.
As jovens esperam dar um contributo cívico, social e solidário às instituições, em conjunto com a população e com todos os parceiros. Para além disso, pretendem colaborar na iniciativa da Comissão Europeia que declarou o ano de 2010 como o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.