Concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”
Seleccionar raridades naturais e locais de singular beleza são alguns dos pressupostos do concurso “7 Maravilhas”. Um evento promovido no Ano Internacional da Biodiversidade.
> Eduardo AlvesO desafio das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” está integrado na segunda fase do projecto “7 Maravilhas”. Esta iniciativa vai pôr a concurso uma selecção de paisagens naturais feita por um painel de técnicos e especialistas. Serão consideradas “Maravilhas Naturais de Portugal”, os monumentos naturais em território nacional que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais.
A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” vem no seguimento do sucesso obtido com a eleição das “7 Maravilhas do Mundo”, das “7 Maravilhas de Portugal”, em 2007 e das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”, em 2009. Iniciativas que, segundo a organização, “acabaram por se revelar fenómenos de comunicação, projectando a imagem do património histórico e foram responsáveis pelo aumento do interesse das populações por esse património, repercutindo-se no aumento do número de visitantes, com impactos ao nível da promoção cultural e turística”.
A New 7 Wonders Portugal, organizadora do concurso, pretende com a iniciativa, sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do País, considerando que divulgar e preservar o património natural são hoje uma prioridade a nível mundial. “Porque 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, este projecto vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso País”, explicam.
[Voltar]
Multimédia