Voltar à Página da edicao n. 521 de 2010-01-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 521 de 2010-01-12   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
As Portas de Rodão são já consideradas

Portas de Ródão nas 7 maravilhas

As câmaras de Nisa e de Vila Velha de Ródão avançaram com a candidatura do monumento natural “Portas de Ródão” às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Esta candidatura é também apoiada pela Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT).

> Eduardo Alves

A imponente garganta que o Tejo foi escavando ao longo de milhares de anos nas cristas quartzíticas da Serra do Perdigão foi classificada há algum tempo Monumento Natural de Portugal. Para além deste reconhecimento e da importância atribuída ao local, as câmaras de Nisa e de Vila Velha de Ródão pretendem também conseguir a distinção das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.
Uma candidatura conjunta das duas autarquias foi agora submetida a este concurso que surge numa segunda fase do projecto “7 Maravilhas”. Como traços de relevo, as “Portas de Ródão” apresentam o estrangulamento de 45 metros de largura em plena rocha, o que confere àquele local, características únicas e o transforma num relevante património natural. A candidatura é também suportada por um conjunto de documentos que fazem prova dos valores geológicos, biológicos e paisagísticos do monumento, bem como, da sua importância em termos de património cultural. Este é também um dos sítios arqueológicos mais importantes, em termos nacionais, e onde a presença humana está comprovada desde o Paleolítico Inferior, e por manifestações culturais de natureza etnológica, resultantes de um modo de vida muito próprio de uma população ribeirinha, que encontrou no rio Tejo o factor de contacto entre gentes e regiões física e geograficamente afastadas.
A apoiar esta candidatura está também a Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT). O conjunto de parceiros têm desenvolvido acções visando valorizar e preservar esta ocorrência geológica e geomorfológica e elaboraram projectos de interacção com a natureza. Recorde-se que as “Portas de Ródão” foram um dos principais locais que sustentaram a candidatura aprovada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para criação do Geoparque Naturtejo. Em Março de 2009, o Conselho de Ministros aprovou a criação do Monumento Natural das Portas de Ródão, reconhecendo a sua importância e assegurando formalmente sua valorização e preservação.
Os promotores deste concurso vão começar por seleccionar 77 locais dos quais, 21 acabaram por ser escolhidos por um painel de personalidades para integrar o leque de sítios candidatos às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. A apresentação destes 21 locais e o início da votação por parte do público geral irá decorrer no próximo dia 7 de Março.


As Portas de Rodão são já consideradas
As Portas de Rodão são já consideradas "Monumento Natural"


Data de publicação: 2010-01-12 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior