Voltar à Página da edicao n. 518 de 2009-12-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 518 de 2009-12-22   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

“Vamos harmonizar toda a investigação da UBI”

A primeira mulher a ocupar um cargo de vice-reitora na UBI é também a primeira responsável do Instituto Coordenador de Investigação. Ana Paula Duarte, em entrevista ao Urbi, fala sobre os objectivos deste novo organismo e também do futuro da instituição.

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – Está quase a funcionar uma das principais aspirações da equipa reitoral, o Instituto Coordenador de Investigação (ICI). Como foi colocar esta estrutura em andamento?
Ana Paula Duarte –
De acordo com os estatutos da universidade foi recentemente nomeado um presidente para esta unidade orgânica. Esta nomeação ainda não tinha sido efectuada dado que foram decorrendo outros trabalhos de preparação para este instituto.
Estando nomeado o Presidente, vai decorrer agora a primeira reunião do Conselho Científico deste instituto, o qual, também de acordo com os estatutos da UBI, é composto por todos os coordenadores das unidades de investigação que existem na nossa universidade.
Nesta primeira reunião vão ser debatidos todos os aspectos relacionados com a instalação definitiva deste instituto. Espero que seja um encontro profícuo, com o contributo de todos. Vão estar em cima da mesa as linhas de acção do Reitor para a investigação, as quais vão ser colocados à discussão dos presentes, bem como outro aspecto bastante importante, que são os regulamentos do ICI.

Urbi@Orbi – Os estatutos da UBI apontam como objectivos deste instituto, a coordenação e promoção da investigação no seio da academia. As orientações para que estas metas possam ser atingidas passam por que formas?
Ana Paula Duarte –
Esses são aspectos que, como presidente do ICI quero discutir com os membros do Conselho Científico deste instituto. Mas penso que, por exemplo devem ser promovidos prémios de mérito científico da investigação, à semelhança do prémio atribuído recentemente. Mas também prémios de incentivo à investigação. Estes são formas de financiar investigadores que tenham boas ideias, que concorram ao ICI, e este instituto, através de um júri e de um conjuntos de regras próprias poderá apoiar a concretização desse tipo de projectos. Será Uma forma de alavanca, para que um determinado investigador que tenha uma boa ideia, mas que não conseguiu um determinado financiamento dos que normalmente são atribuídos externamente, sobretudo pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, possa começar o seu projecto e desenvolver a sua investigação.

Urbi@Orbi – No programa de acção da equipa reitoral estão também previstos prémios ou reconhecimentos aos docentes/investigadores que se destaquem pelos seus trabalhos. É uma medida que está para breve?
Ana Paula Duarte –
Para 2010 esperamos ter mais prémios. Existem já algumas distinções dentro dos parâmetros que estamos a falar, como o Prémio de Mérito Científico UBI/Santander, mas queremos mais.
Neste momento ainda não estão definidas as linhas mestras, nem sabemos, em termos de financiamento, como se vai proceder a esse financiamento. Mas são condições que vão estar prontas já em 2010. Vamos tentar que a universidade consiga parcerias, mas a intenção é a de financiar estes prémios através de apoios de entidades externas.

Urbi@Orbi – Este organismo, presidido pela professora, congrega tudo o que é feito, neste âmbito, na UBI. É uma espécie de centro nevrálgico da investigação?
Ana Paula Duarte –
Pode considerar-se como um centro nevrálgico. A sua intenção não é, todavia, coordenar tudo, mas harmonizar. Obviamente que cada unidade de investigação é dirigida pelo seu coordenador, mas penso que tem de existir uma interligação entre todos. Para já, com vista a conseguir um aspecto muito importante para fazer andar a investigação que é a interdisciplinaridade.  
Se tivermos pessoas de várias áreas todas juntas à mesma mesa, podem nascer ideias de congregação que sejam capazes de aumentar as probabilidades de algumas linhas de investigação se desenvolverem.

Urbi@Orbi – É também uma melhor forma de mostrar o que se faz dentro da UBI?
Ana Paula Duarte –
Nesse sentido vamos ter eventos próprios. Um dos primeiros eventos que pensamos organizar é uma mostra de ciência. Vamos pedir a todas as pessoas que fazem investigação que venham, num workshop, mostrar  a investigação que se faz na UBI. Um evento em que contamos trazer pessoas com importância relevante na investigação, em várias áreas, e também potenciais interessados, tanto do mundo académico e da investigação, como do mundo da indústria, das empresas e outros. Este tipo de eventos que estão já a ser calendarizados, vão ter uma realização periódica.

Queremos melhorar os índices de produtividade

Temos uma grande solicitação das empresas



"Os prémios para os investigadores vão servir de alavancapara outros trabalhos"


Data de publicação: 2009-12-22 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior