A arte das máquinas
Um conjunto de actividades desenvolvidas no Museu de Lanifícios, pela Quarta Parede, pretender dar uma noção da arte implícita na maquinaria industrial.
> Eduardo AlvesEste programa de actividades pedagógicas surge na continuidade da parceria estabelecida entre a Quarta Parede e o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior e do desejo de aprofundar esta relação, cujo principal objectivo é a dinamização cultural de uma região.
São intenções desta cumplicidade entre entidades dar a conhecer a história da região – a importância e a evolução da indústria dos lanifícios – através de actividades culturais que permitam convocar novos olhares sobre realidades existentes, bem como promover aproximações às práticas artísticas contemporâneas, criando e consolidando públicos e dinâmicas de contacto regular e de proximidade entre a população, o Museu e a Quarta Parede.
Pretende-se assim estreitar e engrenar esta parceria criando actividades que conciliem algumas das componentes estruturantes de cada um dos projectos – a componente histórico documental, associada ao Museu, e a componente artística, desenvolvida pela Quarta Parede.
Cria-se aqui um ponto de encontro entre a preservação da memória do passado e a construção do caminho que aponta, agora, o que há-de vir.
O título do programa indica uma das pontes estabelecidas entre as duas estruturas – a máquina, como elemento de importância crucial no museu e na história da região, e a arte, o material e instrumento de trabalho por excelência da Quarta Parede.
[Voltar]
Multimédia