Voltar à Página da edicao n. 513 de 2009-11-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 513 de 2009-11-17   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A Quarta Parede promove mais um evento em torno do projecto

A música da indústria

Os encontros de criação com arqueologia industrial, “Planshister”, trazem ao Fundão mais um evento cultural de referência. No próximo sábado, dia 21, a Moagem do Fundão recebe o trabalho dos Axe Ensemble.

> Eduardo Alves

Kamal Hamadache, Sigrid Gassler e Carlos “Zíngaro” vão apresentar os seus trabalhos no âmbito do projecto que constituem em conjunto, denominado “Axe Ensemble”.
Segundo os promotores do evento, todo e qualquer espectáculo do Axe Ensemble associa movimento e som. Estas parecem ser duas das coordenadas fundamentais da arte intermédia deste grupo. Esculturas cinéticas e máquinas robotizadas constituem os pilares do trabalho musical e cénico, gerido este por meio de um sistema informático baseado no cálculo de probabilidades.
No caso específico de “Mécanique des Cordes”, que será apresentado no sábado, na sala de exposições da Moagem, “verifica-se tal em interacção com um performer humano, o violinista Carlos “Zíngaro”, referem os membros da Quarta Parede, organizadora do “Planshister”. Aquilo que se procura é relação física, entre o movimento e o som “sustentada na vibração das estruturas mecânicas, sendo esta amplificada para tornar audível o mínimo sobressalto”.
Ainda no âmbito do “Planshister”, vai ter lugar um conjunto de actividades pedagógicas, intitulado “As máquinas mudaram a arte”. Segundo a Quarta Parede, este é um programa de actividades pedagógicas dirigido por Magda Henriques, com organização da Quarta Parede e apoio do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.
No âmbito deste programa, que teve o seu início em Outubro, realizar-se-á hoje, dia 18 e na próxima terça, dia 25 de Novembro, o atelier “Como um robot…”, orientado por Joana Marques e Sílvia Ferreira, no Museu de Lanifícios da UBI – Núcleo Real Fábrica Veiga, dirigido a alunos da Escola A Lã e a Neve. No dia 27 de Novembro realizar-se-á na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, o Atelier “As máquinas mudaram a arte”, orientado por Magda Henriques e Defski e no dia 28 de Novembro decorrerá a segunda sessão do Curso de Arte Contemporânea “A arte… as máquinas… e a vida”, dirigido por Magda Henriques, para o público em geral, no Museu de Lanifícios da UBI – Núcleo Real Fábrica Veiga.


A Quarta Parede promove mais um evento em torno do projecto
A Quarta Parede promove mais um evento em torno do projecto "Planshister"


Data de publicação: 2009-11-17 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior