Beira Interior com menos alunos
No conjunto das três instituições de ensino superior presentes na região, a UBI foi a única que viu as suas vagas crescerem. Os institutos politécnicos da Guarda e Castelo Branco reduziram as suas ofertas.
> Eduardo AlvesPara esta primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a Beira Interior foi contemplada com 2779 vagas, distribuídas pela Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Instituto Politécnico da Guarda.
O Ministério da Ciência e Tecnologia atribuiu, nesta 1ª fase do concurso, menos 252 vagas que no ano passado.
Como a UBI conseguiu aumentar a sua oferta em número de vagas, os dois politécnicos da região são os que menos lugares têm para oferecer aos futuros alunos. O Instituto Politécnico de Castelo Branco tem, para esta fase, 820 lugares. Embora tenha mais vagas que o Politécnico da Guarda, a entidade albicastrense é a que mais perde, nas três escolas. Em relação ao ano passado, o IPCB tem menos 152 vagas.
Já o Instituto Politécnico da Guarda oferece 689 lugares para os alunos que pretendem concorrer a esta escola na primeira fase. Menos 110 lugares que no ano passado.
[Voltar]
Multimédia