Voltar à Página da edicao n. 495 de 2009-07-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 495 de 2009-07-14   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A UBI tem à disposição dos alunos que pretendem ingressar no ensino superior, um gabinete de acesso

UBI aumenta formações

São 1270 vagas que a Universidade da Beira Interior oferece este ano aos novos alunos. A instituição de ensino superior sedeada na Covilhã apresenta um novo curso e volta a abrir lugares para a Matemática. O curso de Bioengenharia é a principal novidade, num leque formativo que conta com 29 cursos.

> Eduardo Alves

A UBI continua a crescer, desta vez, nos cursos oferecidos aos alunos que vão frequentar o ensino superior. Para o ano lectivo 2009/2010, a instituição covilhanense abriu vagas para uma nova licenciatura. As grandes novidades estão assim em torno do curso de Bioengenharia.
João Queiroz, reitor da UBI, explica que “a formação de Bioengenharia resulta da interface entre aquilo que são os processos de concepção e desenvolvimento de equipamentos clínicos, médicos e similares”. Segundo o responsável máximo da academia covilhanense, este novo curso “assume-se como um complemento de outras formações que a UBI já ministrava e que são formações que têm uma grande interacção matricial entre as diferentes faculdades”. No caso concreto da Bioengenharia existe uma grande ligação entre a Faculdade de Engenharia, com alguma comparticipação também da Faculdade de Ciências e também da Faculdade de Ciências da Saúde.
Outra das novidades para o próximo ano lectivo é também a abertura de vagas para o curso de Matemática. Uma formação que volta a ser ministrada na UBI depois de vários anos sem alunos. A instituição covilhanense passa assim a ser a única de toda a faixa interior do País a formar alunos nesta área. “Uma das justificações para conseguirmos vagas para o curso de Matemática foi precisamente o facto de na faixa interior do País não existir este tipo de formação”, diz Queiroz. O reitor da UBI sublinha também que “a instituição tem no seu Departamento de Matemática, competências científicas, tem recursos humanos em quantidade e em qualidade suficientes para um curso deste tipo e nós tínhamos de dar formação de base em Matemática e dar uma oportunidade às camadas mais jovens de poderem ter uma formação de base nesta área, que tanto é necessária na sociedade”.
Desta forma, a academia covilhanense oferece 1270 lugares distribuídos por 29 cursos. A UBI cresceu em número de formações disponibilizadas e foi, aliás, a única da região a aumentar a sua oferta. Este ano, a academia covilhanense volta a apostar forte na Medicina. Este é o curso que mais vagas coloca à disposição dos alunos. Ao todo, são 115 lugares para os futuros médicos.
Contudo, no leque da oferta formativa há a registar o desaparecimento de vagas para Engenharia Têxtil. Depois de vários anos com um reduzido número de alunos a inscreverem-se nesta licenciatura, através do concurso nacional de acesso, o curso não teve vagas atribuídas. Também Filosofia passa agora para um regime pós-laboral. Esta formação que disponibiliza 20 lugares, para este ano, vai agora funcionar num horário diferente.
João Queiroz explica que “este número de vagas resulta de um processo de interacção directo com a Direcção Geral do Ensino Superior que nos permitiu ter estas vagas e autorização para a abertura do curso de Bioengenharia, que era uma aposta da universidade e também voltamos a ter vagas em Matemática”. Na óptica do reitor da academia covilhanense, a nível do primeiro ciclo, “penso que as formações que temos são as adequadas para a universidade, neste momento. Temos de ponderar bem se vale a pena aumentar a oferta formativa, até porque, isso tem consequências em relação ao número de vagas que temos de diminuir noutros cursos que podemos oferecer e isso é uma reflexão que vai ter de ser feita, mas penso que conseguimos um equilíbrio bastante bom e na área da saúde penso que conseguimos também os melhores números”. O reitor da instituição sublinha também o facto de “nesta fase, ter sido importante não aumentar as vagas no curso de Medicina, isto para manter e garantir a qualidade e o tipo de articulação que temos tido com os hospitais e centros de saúde e foi-nos favorável este entendimento do ministério em relação à Medicina, também”. João Queiroz lembra que “a próxima grande meta passa por preenchermos, na totalidade ou quase, estas vagas”.
Desde ontem que todos os alunos em condições de se inscreverem no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior podem fazê-lo também nas instalações da universidade. Pela primeira vez, a academia covilhanense tem a funcionar um Gabinete de Acesso. Esta estrutura, localizada no Pólo Principal, junto aos Serviços Académicos, tem funcionários preparados para apoiar todos os candidatos na sua inscrição. Esta poderá ser feita recorrendo aos serviços informáticos do ministério da tutela, ou através do método mais tradicional, preenchendo os formulários em suporte de papel. Até ao próximo dia 24 de Julho, os candidatos à Primeira Fase do concurso podem assim fazer a sua inscrição na Covilhã, não tendo por isso de se deslocar até à capital de distrito, como acontecia até aqui.
Para a sua inscrição, os candidatos devem entregar o boletim de candidatura, com uma fotocópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão do Cidadão. A estes devem também juntar o documento comprovativo da conclusão do ensino secundário, que indica a nota de conclusão e das classificações conseguidas nos exames nacionais que foram realizados. Todos os candidatos podem concorrer a um máximo de seis cursos.


A UBI tem à disposição dos alunos que pretendem ingressar no ensino superior, um gabinete de acesso
A UBI tem à disposição dos alunos que pretendem ingressar no ensino superior, um gabinete de acesso


Data de publicação: 2009-07-14 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior