Voltar à Página da edicao n. 487 de 2009-05-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 487 de 2009-05-19   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Os nossos melhores embaixadores

> João Canavilhas

É sabido que o recurso mais valioso de qualquer organização é seu capital humano e por isso este jornal procura divulgar o que de melhor fazem professores, alunos e funcionários. Assim, a semana passada destacámos uma investigação de professores e nesta edição divulgamos o prémio ganho por uma aluna. Este segundo caso justifica-se porque nas instituições de ensino os estudantes devem ser considerados uma parte dos recursos humanos. Ao longo do seu percurso académico, os alunos participam em actividades culturais e desportivas, colaboram em núcleos de estudantes ou, simplesmente, fazem críticas ao sistema, contribuindo desta forma para um melhor funcionamento da própria instituição. Mais tarde, ao ingressarem no mercado de trabalho, transformam-se em embaixadores da sua universidade, transmitindo aos empregadores e colegas de trabalho uma percepção da qualidade formativa da sua instituição de ensino.
É por tudo isto que o encontro de antigos alunos de Engenharia Electromecânica, hoje em destaque, é um bom exemplo daquilo que deve ser feito para consolidar a imagem da UBI no panorama universitário português. Por mais queixas que os estudantes façam durante o seu percurso académico, a universidade que os acolheu terá sempre um lugar especial na sua geografia de afectos.
Por ser uma das mais recentes universidades, a UBI tem particulares dificuldades de afirmação no mercado de trabalho, pelo que não pode dispensar o valioso contributo dos muitos que por aqui passaram. É preciso chamá-los, ouvir a sua opinião, integrar o seu contributo no esforço de promoção da UBI. Isso pode ser feito em acções como a que agora foi organizada pelo Departamento de Engenharia Electromecânica, mas também utilizando as novas ferramentas da Web 2.0. No Linkedin, por exemplo, há um grupo de licenciados na UBI com 252 membros. De pequenos empresários a gestores de multinacionais, de engenheiros a investigadores, de jornalistas a professores, há de tudo um pouco neste pequeno mundo virtual onde se encontram ubianos que trabalham nos quatro cantos do mundo. Quando se prepara um jantar que trará estes antigos alunos à Covilhã, a UBI deve aproveitar a oportunidades para estreitar laços com aqueles que serão sempre os seus melhores embaixadores.


Data de publicação: 2009-05-19 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior