Voltar à Página da edicao n. 481 de 2009-04-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 481 de 2009-04-07   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
João Queiroz vai liderar a UBI nos próximos quatro anos

João Queiroz é o novo reitor da UBI

O Conselho Geral da Universidade da Beira Interior já escolheu o novo reitor da instituição covilhanense. Na reunião de 6 de Abril de 2009, João Queiroz, que era até agora presidente da Faculdade de Ciências da Saúde e do Conselho Científico, foi o nome que reuniu a maioria dos votos. Ao todo foram 16 os conselheiros que atribuíram o seu voto a João Queiroz, elegendo-o assim reitor da UBI para os próximos quatro anos.

> Eduardo Alves

Está encontrado o novo reitor da Universidade da Beira Interior (UBI). A reunião do Conselho Geral, do passado dia 6 de Abril, elegeu João António de Sampaio Rodrigues Queiroz como responsável máximo da academia covilhanense, para os próximos anos.
“Avizinha-se um trabalho de grande responsabilidade”, confessou nas suas primeiras declarações ao Urbi o até aqui presidente do Conselho Científico. “Estou muito contente e motivado pela confiança que o Conselho Geral depositou em mim e consciente de que precisamos de uma mudança tranquila para a Universidade da Beira Interior. Vamos começar uma nova era com novos desafios e para isso é necessário trabalhar muito em prol do futuro desta instituição”, referiu. João Queiroz lembra a necessária aposta na internacionalização das instituições do ensino superior, uma ideia que tinha já marcado a sua audição e também o programa de acção apresentado ao Conselho Geral. Esta internacionalização consegue-se sobretudo “com um trabalho de qualidade e de harmonia nas instituições”. Para o reitor eleito, começa agora, de facto, “um novo ciclo para a instituição”. Mas um ciclo “de adaptação tranquila”. As alterações que decorrem “das novas orientações jurídicas do Ensino Superior, em Portugal, obrigam a essa mudança e depois porque é um novo reitor e uma nova equipa que vai essencialmente pensar a UBI segundo esses novos desafios”, esclarece o presidente da Faculdade de Ciências da Saúde.
Na óptica do reitor eleito, estes desafios e alterações vão necessitar do apoio de toda a comunidade académica, política e empresarial. Nessa linha de pensamento, Queiroz defende um acordo entre os vário partidos políticos, para que se possa “repensar a parte financeira e de sustentabilidade das universidades”.
Sem ainda ser conhecida a data de tomada de posse de João Queiroz, o até aqui presidente do Conselho Científico da UBI aponta já algumas iniciativas. “A minha primeira prioridade e todo o trabalho da equipa vai para a implementação de uma cultura de qualidade na instituição e para isso é fundamental criar um Gabinete de Qualidade. Mas também é crucial iniciar outros processos, como a escolha de um administrador, a instalação dos novos órgãos nas Faculdades e nos Departamentos, colocar em funcionamento o Instituto Coordenador de Investigação e o Gabinete de Ensino e Educação. São estas as as tarefas para os próximos meses”, refere. Encontrar novas formas de financiamento, através de uma maior abertura da instituição à sociedade, são também metas a alcançar por este docente que está há 23 anos na UBI, tendo aqui desenvolvido grande parte do seu percurso académico.
Para já, fica a certeza de uma “mudança tranquila que decorre de um normal processo de eleição de novos responsáveis”. Quem também parece partilhar do mesmo sentimento é Carlos Salema. Em declarações ao Urbi, o presidente do Conselho Geral manifestou a sua total confiança no agora eleito reitor. Na opinião de Salema, “o futuro reitor tem provas dadas de que é uma pessoa capaz e competente. O candidato que foi eleito reitor já foi vice-reitor, é presidente de uma Faculdade de Ciências da Saúde e do Conselho Científico, por isso vai ser uma mudança bastante tranquila”.
A votação, realizada ontem,  contou com a presença de 28, dos 29 conselheiros. Fernando Nobre, que se encontrava em Lisboa, acabou por falar ao Conselho Geral através de videoconferência, mas não votou, segundo Carlos Salema. Ao todo, decorreram duas votações para a escolha do novo reitor. “Foi um processo de selecção que contou com duas fases e em que se assemelhou muito à eleição de um Presidente da República. Houve uma primeira volta em que todos os candidatos tiveram votos e uma segunda volta em que só tiveram votos os dois mais votados anteriormente”, explicou o presidente do Conselho Geral. Numa primeira volta, os quatro candidatos mereceram o voto dos diferentes conselheiros. João Queiroz começou por alcançar 11 votos, Manuel José dos Santos Silva, nove votos, Jorge Manuel Martins Barata, cinco votos e António Carreto Fidalgo, três votos. Numa segunda volta, os conselheiros acabaram por votar apenas nos dois candidatos mais votados até então, e João Queiroz conseguiu uma maioria, com 16 votos, contra os 12 de Santos Silva. Salema mostrou-se “bastante contente por todo o processo ter decorrido de uma forma célere, séria e natural”. Para além disso, o presidente do Conselho Geral da UBI lembra que “a instituição teve quatro bons candidatos e todos mereceram votos dos conselheiros. É uma coisa muito boa e que dá à UBI uma riqueza e uma diversidade muito grande”. Nos próximos dias, Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deve homologar o despacho enviado por Salema com o resultado da votação, e publicar o nome do novo reitor da UBI, em Diário da República. “Só depois de todos esses passos poderemos agendar a tomada de posse, quer do novo reitor, quer do Provedor do Estudante, também eleito”.O presidente do Conselho Geral acrescentou ainda um reconhecimento público e meritório aos dois anteriores reitores, mas referiu "que a universidade também ganha com a mudança”.


João Queiroz vai liderar a UBI nos próximos quatro anos
João Queiroz vai liderar a UBI nos próximos quatro anos


Data de publicação: 2009-04-07 00:24:25
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior