NEIP orienta sobre ansiedade estudantil
Núcleo foca em janeiro o combate ao stress no período de avaliações. Atendimento aos acadêmicos é gratuito.
> Antonio Celestino (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)O Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia da UBI, trouxe à tona a questão da prevenção da ansiedade estudantil. O assunto é o tema principal do mês de janeiro, debatido em palestras e no seu informativo mensal.
De acordo com a coordenadora, a psicóloga Catarina Guimarães, o núcleo atua de forma preventiva e de investigação das questões psicológicas na comunidade acadêmica. O atendimento é feito de forma gratuita aos professores, aos funcionários e aos estudantes da UBI.
A intenção é dar apoio direto principalmente ao aluno, para identificar as principais variáveis que interferem no processo de aprendizagem, como Catarina destaca.
O atendimento é feito por psicólogos que trabalham em regime de estágio profissional, com remuneração de dois salários mínimos que é paga pelo governo e com o apoio de empresas que se candidatem à parceria. Também é aberto espaço para o estágio curricular não remunerado para alunos do Mestrado em Psicologia da UBI, como a coordenadora também ressalta.
Os atendimentos podem ser agendados por e-mail ou pelo telefone 275-319-602. O solicitante deve informar o seu nome, idade, curso e uma breve descrição das suas dúvidas.
Confira dicas para a prevenção da ansiedade estudantil.
> a17819 @ ubi . pt em 2009-03-09 09:55:01
seria benéfico que, como jornalistas, procurassem ser mais rigorosos em relação às informações que noticiam... http://www.neip.ubi.pt O atendimento no NEIP é feito por docentes, embora possa estar eventualmente presente algum técnico inserido num contexto de estágio - curricular ou profissional. De facto, é importante que os alunos da UBI percebam que se trata de um núcleo para estudantes, mas que não é composto por estudantes, oferecendo um serviço estruturado, científico e profissional, por técnicos especializados.
Multimédia