Projecto da Confraria da Broa e do Bolo Negro em andamento
Está em criação na freguesia de Loriga, concelho de Seia, a confraria da broa e do bolo negro. No próximo dia 24 de Janeiro irá ser realizada uma reunião com vista à preparação da Assembleia Geral onde será aprovado o regulamento interno.
> Silvia Pereira
A ideia para a criação de uma confraria do bolo negro e da broa de Loriga nasceu de uma pequeno grupo. Como explica o presidente da freguesia, Maurício Moura,”o objectivo da iniciativa é a divulgação dos produtos tradicionais exclusivos da freguesia: o bolo negro e a broa de milho . É também uma forma de promover os produtos regionais e as tradições gastronómicas da região”, diz ainda Maurício Moura.
Os produtos em questão são fabricados actualmente pela panificadora “Loripão”. Joel Santos, um dos padeiros da empresa, destaca que “a broa e o bolo negro são fabricados segundo a receita original e em fornos a lenha tradicionais, tal como se fazia antigamente. Só assim é que se consegue manter o sabor dos produtos.”
No dia 6 de Dezembro foi já assinada a escritura do da confraria. No total, o documento foi assinado por 32 pessoas, destacando-se o presidente da câmara de Seia, Eduardo Brito, o presidente da Junta de freguesia de Loriga, Maurício Moura, a responsável pelo Museu do pão, Laura Quaresma, e várias personalidades do ramo da panificação. A cerimónia foi realizada no local bastante simbólico: um edifício onde já funcionou uma padaria e que contém ainda um forno tradicional.
No próximo dia 24 de Janeiro irá ser realizada uma reunião de preparação para a assembleia-geral, mas só em Fevereiro serão eleitos os órgão sociais da confraria.
Multimédia