Aluno da UBI destacado na Arquitectura
Emanuel Grave, aluno finalista do Mestrado Integrado em Arquitectura da UBI, foi orador no International Architectural Model Festival em Budapeste, integrado na equipa do arquitecto Carlos Mourão Pereira, tendo sido este atelier, o único português seleccionado para este evento.
> Eduardo AlvesO único trabalho português representado no International Architectural Model Festival, a decorrer na Hungria, é o Sea Room, Budapest, uma exposição do projecto “Apoio a Banhos de Mar, Lourinhã, Portugal”. A peça principal da referida exposição é uma maqueta feita por Emanuel Grave, aluno finalista do Mestrado Integrado em Arquitectura da UBI, enquanto que o projecto da exposição é do arquitecto Carlos Mourão Pereira, seu antigo docente na disciplina de Projecto do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI.
Este trabalho está patente ao público, até finais de Novembro, num dos cem quartos de um antigo edifício que foi agora “ocupado” com uma centena de trabalhos de arquitectura vindos de todo o mundo.
O desenvolvimento conceptual da maqueta foi apresentado pelo aluno da UBI, no passado dia 8, no seminário do referido evento internacional.
Esta peça pode ser vista no Sea Room, Budapest, um espaço português que teve como premissa uma estratégia de correlação de exigências de inclusividade e baixo custo.
O conteúdo é apresentado em quatro níveis sensoriais distintos. A referida maqueta é feita de água e madeira para tocar, com cheiro de arnica e algas que envolve o espaço da apresentação. O som das ondas do mar define o espaço acústico. Os conteúdos são apresentados de forma a possibilitar a comunicação a públicos-chave, como utilizadores de cadeira de rodas, crianças e adultos. Todo o conteúdo de texto encontra-se disponível em três suportes diferentes, visual, braille e áudio, de forma a permitir a comunicação a pessoas cegas e com baixa visão.
Este trabalho encontra-se em exposição no centro histórico da cidade de Budapeste até ao final do mês de Novembro, num edifício datado dos anos 70, que irá ser demolido e substituído por uma construção da autoria da arquitecta Zaha Hadid.
A apresentação dos conteúdos foi desenvolvida pela seguinte equipa de Carlos Mourão Pereira, com Emanuel Grave a ser o responsável pela maqueta; Pedro Ferreira e Luís Fonseca Rasteiro pelos Renderings, Ana Luísa Pedroso, Claribel Fernandes, Luís Baptista Machado e Mónica Coutinho pela Apresentação Gráfica, Augusto Deodato Guerreiro, pela Apresentação Táctil e Filipe Oliveira, Catarina Trigo Pereira, Filipe Felizardo, Luís Cruz, Luís Zhang e Miguel Ângelo Antunes pela Apresentação Audiovisual.
Multimédia