Voltar à Página da edicao n. 456 de 2008-10-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 456 de 2008-10-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A segurança das crianças deve ser um pontos fundamentais para qualquer automobilista

Faro, o líder das cadeirinhas

> Ana Cristina Ferreira

A capital algarvia é um dos distritos do país com o maior número de cadeirinhas para bebés, mas muitas ainda são mal colocadas, dados divulgados num estudo nacional deste ano promovido pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) ao Observatório do Algarve.
Em cerca de 5300 crianças observadas em ambiente urbano, 87 por cento eram transportadas em cadeirinhas e, em cerca de 65 por cento dos casos, a protecção era a adequada.
Se Porto, Coimbra, Faro, Beja e Setúbal são os distritos que registaram uma maior percentagem de utilização de cadeirinhas, na qualidade da protecção, Guarda, Leiria, Lisboa e Santarém são os distritos com mais crianças correctamente transportadas, entre as que usam o sistema de retenção.
O estudo revela ainda que há mais crianças a serem transportadas em cadeirinhas em ambiente de auto-estrada e que a protecção é melhor nas que a usam. Uma diferença que é mais acentuada nas crianças a partir dos quatro anos.
Em relação às cadeiras com cintos internos, o relatório verificou que em quase 65 por cento dos casos existiam erros graves e muito graves.  Nas cadeiras sem arnês – cadeira de apoio e banco elevatório –, a taxa de erros graves assinalada é mais baixa, com 10 por cento. No grupo até aos 18 meses, muitas crianças ainda viajam viradas para a frente, situação que representa um risco acrescido de morte e traumatismo grave.
Hoje sabe-se que mais de 75 por cento das sequelas dos acidentes rodoviários que envolvem crianças podem ser evitadas com a adopção de medidas de prevenção adequadas. A taxa de eficácia das cadeirinhas, quando correctamente utilizadas, é de 60 a 95 por cento dos casos.

[Voltar]


A segurança das crianças deve ser um pontos fundamentais para qualquer automobilista
A segurança das crianças deve ser um pontos fundamentais para qualquer automobilista


Data de publicação: 2008-10-21 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior