Voltar à Página da edicao n. 438 de 2008-06-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
José Geraldes foi homenageado pela UBI

Jornadas marcam última aula de José Geraldes

Um dos mais antigos docentes da UBI dirigiu a sua última aula na passada semana. José Geraldes, professor no Departamento de Comunicação e Artes falou para uma plateia de várias dezenas de antigos alunos, docentes e membros da sociedade civil, sobre jornalismo, área a que dedicou toda a sua carreira docente e parte da carreira profissional.

> Eduardo Alves

Entrevista a José Geraldes

Os setenta anos de idade obrigaram a esta saída da carreira docente. José Geraldes, arcipreste da Diocese da Guarda, director do jornal Notícias da Covilhã e docente do Departamento de Comunicação e Artes da UBI está agora aposentado.
Na passada semana, os responsáveis do Departamento, inserido na Unidade de Artes e Letras da UBI prestaram “uma devida homenagem” a um dos mais antigos docentes da instituição. José Geraldes dirigiu a sua última aula, acto que decorreu no Anfiteatro da Parada, repleto de antigos alunos, docentes e funcionários da UBI, mas também de amigos e membros da comunidade regional.
Com o jornalismo a ser um dos campos de investigação e trabalho de José Geraldes, a sua última aula não poderia fugir à regra e baseou-se nesse mesmo tema. O também director do Notícias da Covilhã foi sobre a Ética, a Deontologia e a Objectividade. Prática há muito instauradas “numa das mais importantes funções sociais, que é a de informar”, mas que enfrentam as mudanças que marcam uma sociedade global.
Segundo o antigo docente da UBI “falar hoje sobre ética, sobre objectividade, é falar sobre novos conceitos”. Num resumo de toda uma vida dedicada ao ensino da comunicação, Geraldes lembrou os principais autores, as teorias mais significantes e abordou os poderes da imprensa. Nesta última temática, o também director do semanário regional Notícias da Covilhã abordou os efeitos dos media na sociedade contemporânea para lembrar que “independentemente de todos os contextos e condições, o jornalismo é sempre uma função que deve ser encarada como serviço público”.
A última aula de José Geraldes enquanto docente da UBI foi o ponto alto de um evento promovido pelo Departamento de Comunicação e Artes intitulado “Conferências de Junho”. Uma iniciativa realizada em parceria com os jornais Diário XXI e Notícias da Covilhã e com a Rádio Cova da Beira e que se vai tornar numa actividade anual de todos estes intervenientes.
Durante esta sessão, Luís Fonseca, director do Diário XXI e Miguel Campos, presidente da direcção da Rádio Cova da Beira, explicaram a nova parceria que liga estes dois órgãos de comunicação social. Durante a tarde houve ainda tempo para uma conferência sobre “Jornalismo, Autarquias e Política” proferida por João Carlos Correia, professor auxiliar da UBI, e Óscar Mascarenhas, da agência Lusa.


José Geraldes foi homenageado pela UBI
José Geraldes foi homenageado pela UBI


Data de publicação: 2008-06-17 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior