Voltar à Página da edicao n. 412 de 2007-12-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Honda Portugal aposta na tecnologia híbrida

Pedro Meunier, da Honda Portugal S.A, esteve na UBI para falar sobre veículos híbridos. O engenheiro falou ainda dos projectos que a Honda está a desenvolver no campo dos veículos movidos a hidrogénio

> Elsa Afonso

“Não sabemos bem quando, mas sabemos que vai acontecer”, declara Pedro Meunier, referindo-se à possibilidade de utilizar o hidrogénio como combustível no futuro. O engenheiro da Honda Portugal esteve na Universidade da Beira Interior, no passado dia 15, para participar no I Workshop de Motorsport da Covilhã.
“Há muitos componentes que já estão a ser utilizados nos veículos híbridos que daqui a uns anos vão ser utilizados nos veículos a hidrogénio” expõe o engenheiro que explica que o hidrogénio poderá vir a ser utilizado de duas formas: “como combustível ou transportador de energia”. No entanto, Meunier contrapõe que “o hidrogénio não existe em grande escala”, sendo necessária a electricidade para extrair hidrogénio terá que vir “da energia nuclear ou da energia eólica”.
Pedro Meunier apresentou também o Honda Civic Hybrid, o último automóvel híbrido lançado pela Honda. O engenheiro refere que neste automóvel “a potência máxima é dada pelo motor a combustão” acrescentando que “quando o carro está parado num semáforo, desliga-se completamente”. A isto chama-se sistema “auto-stop”, que permite que o carro gaste muito menos, “e quando o condutor tira o pé do travão, o carro começa a trabalhar automaticamente” refere Meunier.
A Honda Portugal já vendeu cerca de 3 mil carros híbridos. “Para um país como Portugal é um grande passo em frente” declara Meunier. O engenheiro da Honda refere também já haver muitas entidades públicas que utilizam estes veículos, como o Ministério do Ambiente, a polícia e algumas autarquias: “há seis câmaras em Portugal que utilizam carros híbridos” acrescenta o engenheiro.
A Honda lançou o primeiro veículo híbrido em 1999, o Honda Insight, mas as vendas só subiram a partir de 2002. “Acreditamos que é uma tecnologia para o futuro” acrescenta Meunier sobre tecnologia híbrida.






Data de publicação: 2007-12-18 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior