Voltar à Página da edicao n. 412 de 2007-12-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Fotografias de Kumba exibidas no Teatro-Cine

Kumba Project alarga a sua acção

O Kumba Project surgiu em Dezembro de 2003 no seio do Secretariado de Estudantes de Medicina de Ferrara, em Itália. Em 2005 foi estabelecida uma parceria com Portugal e os estudantes de Medicina da UBI passaram também a integrar esta iniciativa.

> Ricardo Leite

Um projecto de voluntariado clínico, essencialmente aberto a estudantes de Medicina a partir do 3º ano de estudos e a médicos”. É assim que Andreia Felizes, coordenadora da Comissão Organizadora do Kumba Project em Portugal, define esta iniciativa. Na missão que decorreu no passado mês de Agosto com dois participantes portugueses, um médico interno de Urologia do Hospital de São João e uma estudante de Medicina do 5º ano de Coimbra, houve a possibilidade de realizar uma actividade fora do comum: consultas a reclusos da prisão de Kumba com todas as condições de segurança. Andreia Felizes sublinha que “num dia e numa tarde viram cerca de 90 doentes” o que para jovens estudantes de Medicina é uma experiência enriquecedora em termos profissionais e pessoais.
O Kumba Project tem como objectivo permitir o envio de estudantes de Medicina para Kumba, uma cidade dos Camarões, com o intuito de colaborar com duas clínicas, colaborando nas consultas médicas sob o visionamento de dois especialistas locais. O melhoramento das condições sanitárias das comunidades rurais de Kumba a partir de campanhas itinerantes de informação higiénico-sanitária é uma das missões que esta iniciativa de solidariedade abrange. Até agora os estudantes portugueses ainda não fizeram parte deste programa de educação sanitária, contudo “muito em breve passarão a fazer”afirma a coordenadora.
Para além da recolha de medicamentos, que é feita em sete escolas médicas do país, a AMI fornece também muito material para esta missão. A novidade deste ano diz respeito a um patrocínio que ronda os 500 euros em medicamentos doado pelo Centro Hospitalar Cova da Beira. Uma das metas que num futuro próximo pensam alcançar é divulgar o projecto à comunidade civil com o objectivo de conseguir o seu apoio, pois os custos da viagem e dos vistos são todos suportados pelos voluntários.
A Comissão Organizadora do Kumba Project em Portugal pretende promover um programa de educação sanitária criado por membros portugueses que integram esta iniciativa, dado que este programa acaba por ser o objectivo primário deste tipo de projecto. “Queremos actuar nas populações, ensiná-las a viver melhor e evitar as doenças que matam muita gente em África” defende Andreia Felizes.
Com o objectivo de angariar de fundos, a comissão local do Kumba Project realizou um concerto de Natal no Teatro-Cine da Covilhã, no passado dia 11 de Dezembro. A receptividade “excedeu as expectativas” e permitiu “divulgar o projecto” explica Liliana Santos, coordenadora local e aluna de medicina do 4º ano da UBI.

 

 

 

 

 

 

 

 


Fotografias de Kumba exibidas no Teatro-Cine
Fotografias de Kumba exibidas no Teatro-Cine


Data de publicação: 2007-12-18 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior