Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Perfil de Ana Paula Duarte

> Eduardo Alves

Ana Paula Coelho Duarte nasceu na cidade do Pombal em Novembro de 1961. Desde cedo fez escola na área das Ciências Naturais. Ingressa na Universidade de Coimbra, onde, em 1986, acaba por completar a sua primeira formação superior, uma licenciatura em Ciências Farmacêuticas, ramo de Análises Químico – Biológicas. Ana Paula Duarte conclui uma pós-graduação “Diplome d’ingénieur de spécialisation – Section Papeterie”, na École Française de Papeterie et des Industries Graphiques, no ano de 1990. Em 1991, Ana Paula Duarte defende as suas provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, obtendo então a classificação de Muito Bom. É já também na instituição covilhanense que, sob a orientação do professor D. Lachenal do Institute National Polytech-nique de Grenoble, desenvolve toda a sua tese de doutoramento. Grau que obteve no ano de 1996.
A ligação à UBI começa em 1987 quando assume funções de Assistente Estagiária, no Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel (DCTP). Em Maio de 1991 passa a Assistente e em Dezembro de 1996 a professora auxiliar. É professora associada do Departamento do papel desde Maio de 2000. No percurso docente ministrou várias disciplinas em licenciaturas, pós-graduações e mestrados, entre as quais se destaca a Química da Madeira, Química do Papel, Físico-Química dos Materiais, Química dos Polímeros e Higiene e Segurança. Presentemente é responsável das disciplinas de Farmacognosia I e II no curso de Ciências Farmacêuticas.
Para além de toda a vertente lectiva, Ana Paula Duarte tem também dedicado grande parte do seu percurso profissional à investigação. Actualmente é responsável pelo grupo de “Materiais Papeleiros” na Unidade de Investigação e Desenvolvimento – Materiais Têxteis e Papeleiros. É também a investigadora responsável no projecto financiado pelo IFADAP – Fundo Florestal Permanente, intitulado “Produção de biocombustíveis a partir de resíduos florestais”. Uma acção que teve o seu início este ano e vai prolongar-se até 2009.
A presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel tem também realizado algumas investigações na área da química das madeiras e dos seus constituintes, na biotecnologia e nos processos de fabricação de papel, sobretudo com o intuito de melhorar alguns processos associados à produção. É membro do Conselho Directivo da Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Celulose e Papel (TECNICELPA).

A nossa investigação é sempre bastante dinâmica

O Departamento tem conseguido financiamento para as suas investigações

As parceiras com outros Departamentos estão na génese da nossa investigação






Data de publicação: 2007-12-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior