Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 408 de 2007-11-20 |
Nomes sonantes do Cinema na UBI
Foi com entusiasmo que Paulo Serra, director do Curso de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI), deu início aos quatro projectos fílmicos exibidos no passado dia 14 de Novembro na Cinubiteca.
> Marta RodriguesÉ a primeira vez na História do cinema ubiano que os finalistas quer da era de Bolonha como da era pré-Bolonha puderam exibir o seu trabalho final de Curso. Na mostra designada por UBICINEMA2007, nome dado à primeira mostra de Cinema, somam-se doze curtas-metragens de grande multiplicidade. Paulo Serra, director do curso de Cinema, clarifica que “grande parte dos filmes exibidos vão participar quer em festivais nacionais, quer a nível internacional.” O director de curso confirma as falhas do leitor de DVD da UBI, que teve de ser alternado por um leitor, interrompendo assim a exibição dos projectos. “Apesar das dificuldades que têm sucedido na exibição, eles estão aqui para serem apresentados e, obviamente, sujeitos à crítica, sendo assim, esta mostra é então positiva quer para os espectadores quer para os próprios alunos que os realizaram”, afirma Paulo Serra.Os projectos finais exibidos na passada quarta-feira, dia 14 de Novembro intitulavam-se de “Sagrada Família”, “Receita do Sossego”, “Partida” e “Chasin’ The Bird”. Nestas curtas-metragens conta-se com nomes sonantes do cinema luso como Fernando Taborda, Carla Salgueiro, Pedro Diogo (em “Sagrada Família”), Luís Alçada, Dmitry Bogomolov (em Chasin’ The Bird”) e José Raposo (em “Partida”).
No final da sessão houve a possibilidade de um debate sobre os filmes apresentados. O público expôs algumas questões, maioritariamente técnicas, sobre as curtas-metragens aos respectivos representantes de cada filme. Neste dia apenas compareceram os representantes de “Chasin’ The Bird” que explicaram a dificuldade que ainda há na universidade em realizar estes projectos, uma vez que, há a necessidade de uma quantidade significativa de fundos para gerir cada projecto.
Os alunos contaram com o apoio do Instituto de Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM), do Ministério da Cultura e da Universidade da Beira Interior.
Para os alunos que realizarão este ano os próximos projectos finais, Humberto Rocha, um dos realizadores de “Chasin’ The Bird”, deixa o seguinte conselho, “acreditem muito no vosso filme. Criar a ideia é a chave do vosso filme. Uma boa pré-produção corresponde à metade de um filme. Não deixem também que o projecto final seja o vosso primeiro filme.”
Multimédia