Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Três artistas

> Vânia Rodrigues

Gráfico durante 25 anos, João Salcedas, natural da Vila do Carvalho, pinta desde os 12 anos, tendo trabalhado durante 25 no jornal “Notícias da Covilhã”. Actualmente vive apenas da pintura, arte na qual gosta de, principalmente, homenagear as mulheres da sua terra “pela sua sabedoria”. Os seus quadros são baseados nas realidades do quotidiano, mas, segundo o pintor, “escondem uma realidade secreta: a simbologia do saber.”
João Salcedas estava, de resto, extremamente satisfeito com a iniciativa, por constituir uma oportunidade não só de mostrar os seus quadros, mas também de reunir e partilhar no mesmo espaço trabalhos seus e dos seus amigos de há mais de 30 anos. “Damo-nos todos muito bem, inclusive gostaríamos de trocar entre nós umas peças. Uma das coisas mais gratificantes é a aproximação que tenho feito com outros artistas”, conta.
Com 23 anos de carreira, dedica-se à escultura, design de equipamento e utilitários de pedra. Moreira Neves tem um atelier na Covilhã, o único existente nesta arte, e dá também formação em Design de Pedra no Porto. São duas as esculturas apresentadas nesta exposição, que representam, segundo o artista, “sensibilidade e erotismo”.
Mário Costa baseia o seu trabalho em lugares, pessoas e coisas do seu dia a dia, utilizando-os na realização das suas obras. Tem trabalhos dispersos por vários locais, e colabora com galerias de Leiria, da Guarda, e com algumas no estrangeiro.
Apesar de satisfeito com a iniciativa, Mário Costa deixa uma sugestão: “Deveria existir um lugar no centro da cidade, dando mais vida à Covilhã e visibilidade às exposições. Era uma ideia que gostaria de ver implementada”.
João Esgalhado, por seu turno, garante que “as sugestões são sempre bem vindas, e é certamente importante termos este espaço na zona histórica na cidade”.

[Voltar]


Data de publicação: 2007-10-23 14:27:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior