Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A auto-escada está já ao serviço dos Bombeiros da Covilhã

Auto-escada chega à Covilhã

Foi um dos presentes mais desejados pela corporação dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC). Em dia de aniversário da cidade, o 137º, a Covilhã ficou mais segura. Fica agora a faltar um novo quartel.

> Eduardo Alves

Foi já dentro do cesto montado na extremidade do braço mecânico que faz parte da nova auto-escada dos bombeiros, que o secretário de Estrado da Protecção Civil, Ascenso Simões inaugurou este novo veículo.
A auto-escada com braço telescópico está finalmente entregue aos Bombeiros da Covilhã, depois de vários anos de reivindicação por uma estrutura de socorro desta natureza. O baptismo do novo veículo foi o ponto alto das comemorações do 137º aniversário da elevação da Covilhã a cidade, celebrado no passado dia 20 de Outubro.
Uma cerimónia que contou com a presença de Ascenso Simões, secretário de Estado da Protecção Civil e onde foram dadas mais algumas directivas para a corporação da cidade.
O presidente da Câmara da Covilhã teceu elogios à actuação do Governo em matéria de Protecção Civil. Para o chefe do executivo camarário social-democrata, que actualmente lidera os destinos do município, “a criação de uma secretaria de Estado, dedicada somente à Protecção Civil, foi uma boa decisão”.
Por outro lado, José Flávio, comandante dos Bombeiros da Covilhã recebeu com lágrimas o novo presente. Uma estrutura reivindicada há já vários anos e que chega agora à cidade. “A Covilhã está, a partir de hoje mais segura”, garantiu Flávio. O comandante da corporação quis também lembrar todo o esforço que tem sido feito “pelos homens, que de forma voluntária, têm combatido todos os problemas com que o concelho se depara em matéria de protecção civil”. José Flávio adiantou já a próxima necessidade dos Bombeiros da Covilhã, um novo quartel. O comandante pede agora que a câmara municipal possa ceder um terreno na zona nova da cidade e que o Estado ajude na construção da nova estrutura.
Ascenso Simões ouviu “com atenção” as palavras de apreço do autarca covilhanense e os pedidos de José Flávio. O secretário de Estado da Protecção Civil começou por lembrar que “há dois anos, no dia de aniversário da corporação, ficou a prometida a auto-escada”. Na altura, “muitos disseram que era apenas mais uma promessa eleitoral”, continuou o responsável governamental. “Hoje esta estrutura está ao serviço dos Bombeiros da Covilhã”, rematou. Quanto ao novo quartel, Ascenso Simões garante que existe “uma verba de 150 milhões de euros, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que está destinada exclusivamente às corporações de bombeiros”.
Desta forma, o secretário de Estado deixa o desafio para que “o comandante, em conjunto com as forças camarárias e com as corporações vizinhas, realizem uma candidatura, não só destinada à construção de novos quartéis, como também à formação de homens, à aquisição de novas viatura e material”.
O dia continuou depois com uma homenagem a Artur de Almeida Campos, fundador do Café Montalto. O presidente da Câmara da Covilhã falou de “um homem empreendedor e de traço distinto”. Lembrou toda a dinâmica empresarial de Almeida Campos e as muitas novidades que este empresário do ramo da hotelaria trouxe para a “cidade neve”. A cerimónia ficou ainda marcada pela colocação de uma placa evocativa de Almeida Campos no edifício que albergou o Café Montalto, junto ao Teatro-Cine da Covilhã.
Durante a tarde, o executivo camarário rumou ao Paul. A inauguração do novo quartel do núcleo dos Bombeiros da Covilhã naquela freguesia, esteve na base da visita. Uma estrutura há muito também pedida pela corporação que vem agora dar condições de trabalho a mais de 20 voluntários que estão sob o comando da sede dos BVC, na sede do concelho. Esta nova sede, localizada junto ao Campo de Futebol do Paul vai permitir um melhor desempenho e um mais rápido socorro às populações da zona sul do concelho covilhanense. Uma obra com um custo total de 420 mil euros.


A auto-escada está já ao serviço dos Bombeiros da Covilhã
A auto-escada está já ao serviço dos Bombeiros da Covilhã


Data de publicação: 2007-10-23 00:36:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior