Voltar à Página da edicao n. 402 de 2007-10-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O prémio é ganho, pela segunda vez consecutiva, por alunas da UBI

Alunas da UBI voltam a ganhar o Modtissimo

Começa já a ser uma tradição, mas uma boa tradição. Sempre que alunos da UBI participam num dos mais importantes concurso de moda de Portugal, os prémios aparecem. Este ano não foi excepção e o primeiro e terceiro lugar vieram para a Covilhã.

> Eduardo Alves

A cidade invicta recebeu a 30ª edição do concurso de moda de jovens criadores “Modtissimo”. Um evento que ao longo de três décadas tem feito história na área e que se serviu de rampa de lançamento para muitos dos nomes conceituados da moda portuguesa, em vários níveis.
Foi precisamente neste evento que os primeiros finalistas da licenciatura em Design Têxtil e do Vestuário da UBI começaram a “competir” com outros finalistas e recém-licenciados desta área. Um concurso que tem trazido para a Universidade da Beira Interior muito bons resultados. No historial dos Departamentos de Ciência e Tecnologia Têxteis e de Comunicação e Artes, ligados aos cursos em questão, contam já vários primeiros lugares, alcançados por antigos alunos da UBI que participaram no Modtissimo.
Este ano, o desafio teve como palco o edifício da Alfândega do Porto e nos dias 2 e 3 de Outubro, cerca de meia centena de jovens criadores participaram numa edição dedicada aos tecidos e acessórios, confecção portuguesa, têxteis do futuro e curtumes. Foi dentro deste certame que a Selectiva Moda promoveu mais uma edição do Concurso Jovens Estilistas. Vários alunos da UBI participaram no desafio que consiste em criar peças de vestuário e desta vez, a vitória sorriu a Ângela Pires. A aluna da licenciatura de Design de Moda viu o seu projecto “Fairy Tales” conquistar o lugar mais alto deste desafio. Um feito que acontece pela segunda vez consecutiva para a instituição e quarta, desde que a UBI participa neste desafio. Outro dos destaques da 30ª edição do Modtissimo vai também para o terceiro lugar alcançado por Vilma Pedroso, com o projecto “Romantic Lines”.
Segundo os responsáveis pelos Departamentos de Ciência e Tecnologia Têxteis e de Comunicação e Artes, o principal prémio alcançado num dos mais importantes eventos de moda nacionais “é mesmo o destaque e o reconhecimento dados à qualidade de ensino e ao trabalho desenvolvido na instituição covilhanense”. As luzes da moda que agora apontam para alunos da UBI dão também brilho “a esta escola e colocam-na num ponto de referência nacional”, sublinha, Luísa Salvado, docente da UBI. Outro dos pontos a que os responsáveis pelo curso fazem referência é o da ligação dos alunos ao mercado de trabalho. Este tipo de eventos “tem repercussões ao nível empresarial e ao vencerem esta prova, os alunos conseguem também ganhar a atenção das principais empresas do sector”, conclui a docente da UBI.


O prémio é ganho, pela segunda vez consecutiva, por alunas da UBI
O prémio é ganho, pela segunda vez consecutiva, por alunas da UBI


Data de publicação: 2007-10-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior