Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 399 de 2007-09-25 |
Um café especial
Para além da mostra de ciência e tecnologia que vai decorrer no Europarque, há também lugar para um “Café Científico”. Um evento onde vai ser divulgada toda a investigação que se produz na UBI.
> Eduardo AlvesEsta Noite dos Investigadores caracteriza-se pela interacção do público com cientistas e investigadores. Os visitantes do evento, aberto a todos os interessados, são convidados a entrar num universo de emoções e experiências enriquecedoras e únicas, quer na perspectiva do conhecimento quer do entretenimento. A essência do evento passa pela apresentação de um conjunto de actividades multidimensionais e informais, que privilegiam o contacto directo com cientistas e investigadores numa óptica de aproximação da ciência ao cidadão comum.
Para além destes objectivos, a Comissão Europeia pretende ainda valorizar, ao nível europeu, o grau de reconhecimento do contributo dos investigadores para a sociedade, e por forma a tornar o “velho continente” um espaço mais atractivo aos investigadores de todo o mundo e atrair mais jovens para as fileiras científicas, a Comissão Europeia promoveu, em 2005, a iniciativa “Investigadores na Europa 2005”.
A par da exposição e dos stands de divulgação, tem lugar o “Café Científico”. A organização do evento pretende com esta iniciativa particular “abrir um espaço dedicado à discussão e ao debate de vários tópicos em torno da temática “Valorização e Transferência de Tecnologia de Conhecimento e Resultados de I&D”. Este Café Científico tem ainda como meta dotar a “Noite dos Investigadores” de um carácter mais prático e interactivo, reunindo representantes de diversas entidades que actuam e tenham interesses comuns ao nível da actividade e I&D e partilha de know-how, quer pela procura ou oferta de tecnologias, fomentando assim a relação entre as universidades e as indústrias. O Café Científico contará com três mesas de debate, com os temas “Aplicações Marítimas de Redes de Veículos e Sistemas, Fontes de Energias Renováveis: Biomassa e Actividade de Transferência de Tecnologia”. É precisamente nesta última que Hélder Caetano do GAAPI vai apresentar uma comunicação sobre o trabalho desenvolvido na UBI por este gabinete. Uma apresentação que passará por mostrar o papel das tecnologias inovadoras, a oferta tecnológica da UBI e a capacidade que a instituição tem tido em identificar as necessidades da indústria e promover a sua relação com esta.
[Voltar]
Multimédia