Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 399 de 2007-09-25 |
UBI brilha na noite dos investigadores
Uma iniciativa de carácter europeu, promovida pela Comissão Europeia, vai este ano contar com a participação da Universidade da Beira Interior. Dois técnicos do Gabinete de Apoio a Projectos e Investigação (GAAPI) vão representar a instituição na próxima Noite Europeia dos Investigadores.
> Eduardo AlvesHélder Caetano e Pedro Serrão são os dois técnicos do GAAPI que vão representar a UBI no próximo dia 28 de Setembro, na Noite Europeia dos Investigadores. Entre a preparação de informações, cartazes e fichas técnicas de alguns projectos científicos que decorrem na UBI, encontram tempos para explicar esta iniciativa.
A “Noite Europeia dos Investigadores – Génios à Solta 2007” surge por iniciativa da Comissão Europeia e vai ocorrer simultaneamente, em vários países e contará também com um “Café Científico”. Em Portugal, este evento terá lugar em Santa Maria da Feira, no Europarque e no Visionarium, entre as 14 horas do dia 28 de Setembro e as 2 da madrugada de 29. A representar a UBI vão então estar presentes os dois técnicos do GAAPI que levam em carteira “alguns dos melhores projectos que estão a ser desenvolvidos na nossa instituição”. A importância deste evento “de alto relevo científico”, como explica Hélder Caetano, “vai servir para mostrar todas as potencialidades da instituição”.
A UBI vai ter um stand de exposições e vai também participar numa das três conferências que decorrem durante esta iniciativa da Comissão Europeia. Pedro Serrão adianta os projectos que a instituição covilhanense vai levar até ao Norte do país. Segundo este técnico, a UBI vai contar “com um stand repleto de informação sobre a vida académica e científica da instituição e com alguns protótipos e posters alusivos a projectos de investigação, em desenvolvimento por equipas da UBI”. De entre estes destaque para “um sensor de rede wireless versátil, portátil, auto-configurável e bi-direccional, desenvolvido pelo Departamento de Electromecânica; um método para simulação de actuantes electromagnéticos, baseados na aplicação de um dispositivo electromecânico que permitem optimizar esse actuante, com menor esforço computacional, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Electromecânica e pelo Departamento de Física; uma aplicação de redes de sensores wireless ao automóvel para medir, processar e fornecer diversos tipos de informação durante um cenário de corrida, exemplos de aceleração, consumos, identificação da pressão dos pneus, verificação da iluminação e avaliação dos sinais vitais do condutor, desenvolvido pelo Departamento de Informática e pelo Instituto de Telecomunicações; um Vipaccess Live Search™: meta motor de busca orientado para a educação e vocacionado para as pessoas com deficiências visuais. O Vipaccess Live Search™ destina-se particularmente ao uso de dispositivos móveis e integra opções específicas para novas gerações de PDAs ou SmartPhones com sistemas de GPS integrados, desenvolvido pelo Departamento de Informática e ainda uma cinta para grávidas, com micro-circuitos electrónicos integrados de aplicação específica associados a materiais têxteis para medir parâmetros biomédicos e biomecânicos relevantes, com vista à monitorização permanente dos parâmetros da paciente, desenvolvida pelos Departamentos de Física, de Engenharia Electromecânica e de Ciências e Tecnologias Têxteis.
Multimédia