Voltar à Página da edicao n. 396 de 2007-09-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Setembro a chocalhar

A edição deste ano dos Chocalhos 2007 - Festival dos Caminhos da Transumância conta com uma novidade. De 15 a 22 de Setembro será possível passear pelos ancestrais caminhos da pastorícia.

> Notícias da Covilhã

Mais uma vez, entre 15 e 22 de Setembro, volta ao Fundão a edição dos Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância. A iniciativa está a cargo da Fundão Turismo, que criou estas rotas temáticas de modo a promover aquelas paisagens levando cada um dos transeuntes a partilhar os costumes e tradições dos nossos antrepassados.
Deste modo a Fundão-Turismo cria "um leque de oportunidades de vivências únicas, através de pequenas rotas onde se cruzam rebanho, pastores, música, produtos locais e paisagens. Verdadeiros momentos mágicos, vividos outrora pelos pastores e gentes destas terras", salienta a entidade. Foram definidas seis rotas e a cada uma foi atribuída o nome das raças autóctones da região.
Para os fins-de-semana de 15, 16 e 22 de Setembro estão previstas a Rota Merino da Beira Baixa, a Rota Churra do Campo e a Rota Bordaleira, todas elas complementadas com actividades paralelas. Assim estes passeios incluirão momentos de sabores da Beira Baixa, passeios a cavalo e pedrestes, um almoço típico e visitas guiadas à aldeia histórica de Castelo Novo ou à Soalheira.
Já no dia 23 de Setembro estão previstas mais duas rotas, a Rota Novelinho e a Rota de Silvas e de Estrelas já no Salgueiro, nos Três Povos. Também aqui estão previstas actividades como visitas guiadas a um alambique tradicional, bem como actividades pedagógicas destinadas a crianças entre os três e os dez anos. Ainda um almoço típico e uma deslocação à famosa Feira dos Chocalhos em Alpedrinha.






Data de publicação: 2007-09-04 00:00:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior