Voltar à Página da edicao n. 396 de 2007-09-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Hospital Sousa Martins na Guarda

Hospital Sousa Martins na Guarda segura enfermeiros

A concentração de 32 enfermeiros e dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) em frente à porta principal do Hospital Sousa Martins na Guarda resultou na renovação dos contratos a termo de 52 enfermeiros daquela unidade de saúde.

> Ricardo Morais

O Hospital Sousa Martins (HSM) da Guarda evitou o despedimento de seis enfermeiros cujos contratos a termo certo expiravam durante o mês de Agosto.
"O problema dos seis enfermeiros está resolvido", disse a enfermeira directora, Matilde Cardoso, contactada pela Lusa após uma concentração de 32 enfermeiros e dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) em frente à porta principal da unidade de saúde.
Com esta acção, o sindicato exigiu a renovação dos contratos a termo de 52 enfermeiros do Hospital da Guarda, sublinhando que "asseguram necessidades permanentes nos respectivos serviços".
Após a concentração, os manifestantes dirigiram-se à administração do Hospital e ao Governo Civil da Guarda, onde entregaram uma moção contestando o regime transitório definido pelo decreto-lei 276-A/2007, em vigor desde 01 de Agosto.
A nova legislação determina que os contratos a termo certo de profissionais de saúde em situações excepcionais passem de três meses renováveis para um máximo de um ano, não sendo os contratos actuais renovados, situação que desagrada ao sindicato e aos enfermeiros visados.
Segundo Honorato Robalo, dirigente distrital do sindicato, 35 dos 52 enfermeiros serão despedidos até Outubro - seis terminam os contratos nos meses de Agosto, 12 em Setembro e 17 Outubro -, "o que levará a que muitos serviços entrem em ruptura e vejam comprometida a capacidade de resposta às necessidades dos utentes".
As situações mais preocupantes poderão verificar-se nos serviços de Medicina B (do total de 19 enfermeiros, 12 são contratados), Medicina A (dos 20 enfermeiros, 12 estão a contrato), Pneumologia (11 profissionais contratados), entre outros, admitiu.
A enfermeira directora do HSM, Matilde Cardoso, disse que a administração está a procurar resolver o problema, evitando a dispensa dos profissionais com contratos a termo certo, o que já aconteceu em relação aos profissionais cujos vínculos terminavam em Agosto.
O problema imediato dos enfermeiros que terminavam o contrato em Agosto foi resolvido através de um despacho do Conselho de Administração do Hospital, autorizando a contratação por mais três meses, assinado ainda antes de ter saído a nova legislação.
Em relação aos casos de Setembro e Outubro, adiantou que a direcção hospitalar está "à espera de instruções superiores" para resolver o problema.
O sindicalista Honorato Robalo, entretanto, manifestou o desejo de que "a solução encontrada para os contratados de Agosto seja a mesma para os de Setembro e de Outubro e que as quotas a definir sejam superiores ao número de enfermeiros contratados".
No dia 04 de Setembro, às 11:00, os enfermeiros contratados vão concentrar-se em frente da ARS Centro, em Coimbra.


Hospital Sousa Martins na Guarda
Hospital Sousa Martins na Guarda


Data de publicação: 2007-09-04 00:00:06
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior