Voltar à Página da edicao n. 396 de 2007-09-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Escola de Silvares reconhecida a nível internacional

A escola de Silvares ganhou o prémio Ibero-americano em honra da excelência educativa.

> Notícias da Covilhã

A escola de Silvares irá deslocar-se à cidade do Panamá entre os dias 13 e 14 de Setembro para receber o IV Prémio Ibero-americano em honra da excelência educativa.
O galardão atribuído pelo Conselho Ibero-americano e que visa distinguir as escolas que melhor desempenharam o seu papel na área da educação.
Benjamim Luciano, presidente do agrupamento de escolas Terras do Xisto, com sede na escola de Silvares, irá também ser distinguido na mesma cerimónia com o título Honoris Causa de master, em gestão educativa. Um reconhecimento que a seu ver é importante para o desenvolvimento da escola. Benjamim Luciano refere que este prémio surge na conjugação de vários factores, "pelo desenvolvimento da escola, pela forma como se relaciona com o meio, como lida com os alunos, pela promoção de igualdades de oportunidades", entre outros factores, tal como salienta.Para este responsável, este prémio constitui uma "honra à escola, a Silvares e ao concelho do Fundão". Segundo Benjamim este prémio é por si só um incentivo para a escola em apostar ainda mais na qualidade do ensino já que "é aqui que a escola de Silvares pode fazer a diferença", refere.
Confrontado com o abandono escolar, situação que é frequente no distrito, Benjamim Luciano compreende que há ainda uma longo caminho a percorrer. A taxa de sucesso escolar este ano foi a maior de sempre e "provavelmente a maior do distrito já que tivémos apenas 3,8% de taxa de insucesso". Na outra face da moeda está a redução todos os anos do número de alunos "não sei quanto tempo a escola vai resistir mas nós continuaremos a lutar e o projecto educativo para o próximo ano lectivo assenta na qualidade do ensino". Uma luta agora reforçada e incentivada pelo prémio que a escola acaba de receber.
Para além da escola de Silvares foram ainda seleccionadas mais seis escolas portuguesas, entre elas está também a Escola Profissional da Raia em Idanha-a-Nova.






Data de publicação: 2007-09-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior