Voltar à Página da edicao n. 396 de 2007-09-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O projecto de reflorestação que todos os anos conta com a particpação activa dos jovens das escolas do concelho

Novos amigos ajudam a reflorestar Serra da Estrela

A campanha “Um milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela” recomeçou na passada semana. A Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) vai poder contar, este ano, com novos parceiros numa campanha que procura preservar espécies que apenas existem na Serra e fazer desta um local único.

> Ricardo Morais

A Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) antecipou este ano a campanha “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela”, com a plantação de 50 mil árvores. Além de bolotas de carvalho, este ano a iniciativa inclui a recolha de sementes de vidoeiro, uma espécie autóctone da Serra da Estrela.
O processo de reflorestação começou este ano mais cedo e na semana passada foram dados os primeiros passos. Segundo o vice-presidente da ASE, José Maria Saraiva, “a campanha arrancou com a recolha de um milhão e 200 mil sementes de vidoeiro (bétula caltibérica), que serão plantadas nos primeiros dias do Outono”.
Ao longo dos próximos dois meses, a ASE vai recolher as sementes daquela espécie autóctone da Serra da Estrela, que predomina no Covão d’Ametade, e será semeada em vários locais serranos. Até ao início do Outono, a ASE espera o contributo de diversas escolas do país, organizações e voluntários, prevendo a possibilidade de recolher 10 milhões de sementes de vidoeiro. “Se atingirmos os dez milhões de sementes, prevemos um êxito de plantação de cinco por cento o que, em números reais, poderá representar a germinação de 500 mil árvores”, referiu o vice-presidente da ASE.
Uma das novidades da nova campanha são os novos parceiros para o trabalho de reflorestação. José Saraiva explicou que “existe já um acordo com uma grande superfície comercial, o Continente, que disponibilizou a sua rede de frio para manter as sementes em boas condições de conservação até á sementeira”.
Ao hipermercado junta-se outro parceiro. A ASE estabeleceu um acordo com o maior proprietário de carvalhal do distrito da Guarda, que autorizou a recolha de bolotas nas suas extensas propriedades situadas nas imediações da área de serviço da Guarda, na A23. Neste momento, a ASE aguarda apenas a autorização da Scutvias no sentido de facilitar o acesso à propriedade.
José Maria Saraiva acredita no “êxito” da campanha, concluindo que a iniciativa da ASE ultrapassará a plantação de um milhão de carvalhos, não em número de árvores, mas no número de sementes plantadas. “É um projecto que não acabará ainda este ano”, concluiu o vice-presidente da Associação dos Amigos da Serra da Estrela.
Com a campanha “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela”, a Associação dos Amigos da Serra da Estrela pretende contribuir para minimizar os riscos da erosão, aumentar a capacidade de retenção e do armazenamento da água, manter e fomentar a sustentabilidade dos recursos naturais e da biodiversidade. Garantir a manutenção futura da actividade pastoril, melhorar a paisagem e, consequentemente, a promoção do turismo, são outros dos objectivos da acção.








O projecto de reflorestação que todos os anos conta com a particpação activa dos jovens das escolas do concelho
O projecto de reflorestação que todos os anos conta com a particpação activa dos jovens das escolas do concelho


Data de publicação: 2007-09-04 00:00:07
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior