Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Academia Sénior da Covilhã promove diversas actividades viradas para a população

Academia Sénior convida a “tomar café”

À semelhança dos anteriores meses, a Academia Sénior da Covilhã preparou para a primeira sexta-feira de Maio a tertúlia mensal intitulada “Da importância das Ciências Sociais no ensino e na prática da Medicina”. A conferência ficou a cargo de Amélia Augusto, docente da Universidade da Beira Interior, que dissertou acerca do tema inserindo-o na realidade local através da exposição do método de ensino inovador da Faculdade das Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI).

> Isaura Costa

Na noite da passada sexta-feira, a Academia Sénior da Covilhã promoveu as já habituais tertúlias mensais, “Venha Tomar Café Connosco”. A conferencista convidada, Amélia Augusto, docente da UBI, abordou o tema “Da importância das Ciências Sociais no ensino e na prática da Medicina”, proporcionando aos discentes da academia um momento de reflexão e de debate enriquecedor.
Amélia Augusto, directora do curso e do Departamento de Sociologia da UBI, ressalvou a necessidade de humanização da relação médico/doente ao longo da conferência, citando diversos autores e destacando a FCS-UBI como um modelo inovador nesta humanização. A necessidade do conhecimento de Ciências Sociais ficou aqui bem patente não só no exercício da medicina, como de qualquer outra profissão.
Após a exposição da conferencista seguiu-se um breve debate e exposição de questões, que prontamente foram respondidas com o apoio de profissionais, presentes, da área de medicina, finalizando a tertúlia com o tradicional chá e bolos para o convívio final.
A Academia Sénior desenvolve assim um trabalho contínuo de enriquecimento cultural e pessoal do grupo etário mais idoso, promovendo uma maior qualidade de vida e um maior respeito e dignificação daqueles que muitas vezes são esquecidos pela sociedade. À disposição dos sócios estão ainda um conjunto de actividades lúdicas, para além da formação académica.
O espaço da Academia Sénior conta com exposições recorrentes, sendo que actualmente está em exposição o trabalho de Marília Otília Lemos, com o nome “As minhas flores”.
No espaço da Academia Sénior da Covilhã, encontra-se em exposição o trabalho de Marília Otília Lemos, intitulado “As minhas flores”. Estão expostos uma série de quadros, com motivos florais criados com os mais diversos materiais, desde escamas de peixe, cascas de cebola e alho, a acrílicos, ponto de cruz, missangas, China Clay, óleo sobre tela, pano ou areia entre outros.
Marília Otília Lemos é sócia da Academia Sénior, para a qual criou em conjunto com Maria Eugénio Presunto, Maria Gabriela Roseta e Orieta Proença o vitral em celofane e cartão que se encontra no tecto da sala de entrada da Academia Sénior.
A exposição poderá ser visitada por todos, estando ainda por decidir a data do seu final.


A Academia Sénior da Covilhã promove diversas actividades viradas para a população
A Academia Sénior da Covilhã promove diversas actividades viradas para a população


Data de publicação: 2007-05-15 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior