Voltar à Página da edicao n. 373 de 2007-03-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

"É um desafio cada vez maior subir ao palco"

Simplicidade, bom humor e simpatia são as palavras que caracterizam André Sardet, um dos actuais ídolos da música portuguesa. O cantor de Coimbra explica ao Urbi@Orbi as razões do seu sucesso, qual o segredo das suas músicas, e as dificuldades que teve na elaboração do seu álbum "Acústico".

> Isabel Pereira
> Maria Jose Azevedo

Urbi et Orbi – Porquê um álbum acústico?
André Sardet –
Isto era um velho sonho, era um projecto que eu já tinha apresentado à minha antiga editora, que não o quis fazer. Depois, eu gravei-o por minha iniciativa e investi neste álbum, voltei a apresentá-lo à mesma editora e esta voltou a negá-lo. E eu teimosamente insisti neste projecto, porque acredito que não há melhor forma de unificar dez anos de temas, todos eles com sonoridades diferentes. Assim, o álbum acústico, além de unificar e de actualizar a sonoridade das várias músicas, faz com que eu as consiga levar mais à sua essência, ou seja, as pessoas ouvem as minhas músicas quase como eu as componho, e eu achei que essa sonoridade tinha muito sentido para o meu reportório.

U@O – O que sente cada vez que sobe ao palco?
A.S. –
Sinto-me cada vez mais nervoso. À medida que os anos vão avançando, e agora com o momento que estou a viver, a responsabilidade aumenta muito, porque as pessoas vêm às salas, muitas vezes são salas com 4 ou 5 mil lugares...e sinto o peso de saber que 5 mil pessoas compraram bilhete para me ouvir, e isso é algo de novo. Mas também é algo fantástico, porque é um desafio cada vez maior subir ao palco. É claro que naquela meia hora antes do espectáculo não convém que falem comigo, porque fico insuportavelmente maldisposto e sem conseguir atender ninguém.

U@O – Quem é que compõe as suas músicas?
A.S. –
Quase todas as músicas são compostas por mim...aliás, quase 98 por cento das letras são minhas.

U@O – E o que pretende transmitir com os seus temas?
A.S. –
A minha composição não é algo premeditado ou pensado, porque eu não vou dizer esta ou aquela palavra para agradar ou desagradar o público, não é isso, não faço as coisas assim! Componho para me resolver enquanto pessoa, é uma necessidade, é algo que faz com que me alivie de uma coisa que me atormenta e preocupa...basicamente, são desabafos, e não há melhor confidente do que a minha guitarra ou o meu piano.

As minhas músicas falam de verdade

Perfil



"Quase todas as músicas são compostas por mim"


Data de publicação: 2007-03-27 10:28:21
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior