Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O novo hotel vai surgir junto à Rotunda Europa

Novo hotel em 2008

Um investimento de três milhões de euros vai dotar a Avenida Europa, EM Castelo Branco, de um novo hotel em 2008. Terá quatro pisos, 44 quartos e 75 lugares de estacionamento.

> Notícias da Covilhã

Castelo Branco vai ter em finais de 2008 um novo hotel, num investimento de três milhões de euros destinado a reduzir insuficiências de alojamento na cidade, afirmou na passada semana o promotor do empreendimento. "Verificámos que o parque hoteleiro não tem acompanhado o desenvolvimento económico da cidade. Castelo Branco está necessitada de oferta hoteleira. Realizam-se aqui imensos eventos e muitas vezes é difícil acomodar todas as pessoas, que acabam por ir para outros concelhos", disse à Lusa Alberto Roque, da empresa João Candeias.
Em comparação com outras cidades do distrito, a capital Castelo Branco possui apenas 167 quartos em dois hotéis, longe dos alojamentos disponibilizados no Fundão (quatro hotéis e 314 quartos) ou na Covilhã (518 quartos em seis unidades hoteleiras).
Segundo o responsável, nos últimos 13 anos "nada de novo se fez" na área hoteleira, razão pela qual o promotor - co-proprietário de um dos únicos dois hotéis existentes - decidiu avançar para a construção de um novo hotel.
O novo hotel, denominado Cidade de Castelo Branco, ficará situado na avenida da Europa, zona de expansão da cidade, perto dos acessos à auto-estrada A23, ocupando uma área bruta de 5.200 metros quadrados. Com projecto do arquitecto Bandeira Duarte, terá quatro pisos e 44 quartos, além de dois andares subterrâneos destinados a 75 lugares de estacionamento, 60 dos quais cobertos, armazém, lavandaria e instalações técnicas. Entre outras valências disporá de uma piscina ao ar livre, virada a sul, instalada no último piso do edifício. A empresa promotora está apostada em dotar o empreendimento com sistemas energéticos de última geração, adequados tanto às baixas temperaturas de Inverno, como ao calor dos meses de Verão.
"É uma preocupação em termos de conforto térmico bem como de poupança energética, por uma questão ecológica e também porque são factores que pesam bastante no orçamento" disse Alberto Roque. Assim, o hotel incluirá uma "pala", ao nível do primeiro piso e em redor do edifício, com o objectivo de minorar os efeitos das altas temperaturas atingidas nos meses de Verão. Da mesma forma, explicou Alberto Roque, os pisos superiores serão revestidos com "lâminas tipo asa de avião, que fazem sombreamento, pelo que o edifício necessitará de muito menos energia para a climatização". O hotel deverá ainda utilizar gás natural para aquecimento e ar condicionado, "uma técnica já existente mas relativamente recente", sustentou o responsável da empresa promotora.
Em aberto está ainda o modelo de gestão do hotel - própria ou entregue a uma cadeia da especialidade. A nova unidade hoteleira deverá possuir três estrelas, embora Alberto Roque sustente que "será equivalente em qualidade a um hotel de quatro estrelas".
A construção do hotel Cidade de Castelo Branco vai iniciar-se em Abril deste ano, devendo as obras prolongar-se por 19 meses, até Novembro de 2008.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, considerou o novo hotel "uma mais-valia" para a cidade. "Aparecer mais uma unidade hoteleira é muito importante para a economia regional e para o turismo. É de saudar a empresa que arriscou neste investimento", afirma o autarca. Questionado sobre o défice de oferta hoteleira em Castelo Branco, Joaquim Morão salienta que a alteração da realidade actual "depende da iniciativa dos privados", garantindo que a câmara "está sempre disponível" para apoiar investimentos do género.

> yiobldfg @ mail . com em
ygxpumrc eapsngqk fzwnrj bmezfjnl xhzsgiya mqapwjo ceigm


O novo hotel vai surgir junto à Rotunda Europa
O novo hotel vai surgir junto à Rotunda Europa


Data de publicação: 2007-01-30 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior