Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
> <strong>José Geraldes</strong><br />

94 anos ao serviço da Região

> José Geraldes

O Notícias da Covilhã completa 94 anos de vida. Fundado em 1913 com o nome de A Democracia toma o actual título a 18 de Maio de 1919 após ter sido suspenso em Fevereiro do mesmo ano pela Comissão de Censura do Governo de então. Não só sob o nome de A Democracia mas também já como Notícias da Covilhã, o nosso semanário mostrou valentia e audácia, em épocas muito difíceis, nas duras batalhas que travou sempre a promover os valores da liberdade, da família e dos supremos interesses do País. E nunca se vergou.
Agora, como toda a imprensa regional e nacional, estamos colocados perante novos desafios. A Internet obriga-nos a uma reflexão profunda sobre a existência dos jornais em papel. Mas o ciclo repete-se.
Quando apareceu a rádio, vaticinou-se o fim da imprensa escrita. Tal não aconteceu. Com a invasão da Televisão, decretou-se logo o fim dos jornais. Mas a imprensa até cresceu. Depois com o irromper da Internet, veio a sentença definitiva da morte iminente dos jornais. Afinal, a imprensa escrita continua viva e recomenda-se, apesar da perda de leitores nas camadas jovens. E é nossa convicção que a imprensa escrita não vai acabar.
Não se trata de diminuir a importância da Internet mas os factos demonstraram que todos estes meios de comunicação social são complementares. Torna-se evidente que a Internet é instantânea para todo o mundo a partir de qualquer lugar por mais remoto que seja.
O caminho que está a ser seguido com o êxito, é a coexistência das edições pela via do papel e pela via digital. E com edições disponíveis via telemóvel. Como igualmente os noticiários das rádios e televisões.
Todo este progresso valoriza ainda mais a importância da imprensa regional que um estudo da União Europeia considera extremamente relevante na função de coesão social, debate público e serviço.
Mas parece que não é o que pensa o actual Governo a este respeito. Um decreto-lei já aprovado em Conselho de Ministros a 23 de Novembro de 2006 ainda não promulgado pelo Presidente da República contém normas que vão dificultar a imprensa regional ou mesmo liquidar a maioria dos jornais locais.
O decreto cria um novo regime de Porte Pago altamente gravoso e insuportável com a descida de 70 para 60 por cento. Acaba o Porte Pago para os emigrantes que tem de ser suportado pelos jornais. Igualmente os jornais como ofertas para hospitais, bibliotecas e promoção da leitura deixam de ter Porte Pago. Ora, segundo um estudo da Associação Portuguesa de Imprensa, o valor de expedição de 3,50 milhões por ano para as Comunidades Portuguesas está muito abaixo da contribuição do Orçamento de Estado para a compra de direitos de transmissão de jogos de futebol para a RTP Internacional.
A informação de proximidade da imprensa regional fica assim seriamente comprometida. O Governo tem de recuar. Caso contrário, fica com o ónus da morte da maioria dos jornais locais. Jornais que, segundo a Marktest, são os mais lidos pela maioria dos portugueses.
A questão é simples. O Governo quer ou não quer a imprensa regional?
Ao comemorar mais um aniversário, o NC continuará a desenvolver o seu projecto de crescimento em ordem ao futuro para cumprir os objectivos consignados no seu Estatuto Editorial, com especial incidência na promoção da Covilhã, da Cova da Beira e da Beira Interior, de acordo com os princípios de inspiração cristã.
Impresso agora numa moderna rotativa em Braga, o NC tem novas possibilidades de actualização noticiosa e maior facilidade de confecção de novos suplementos e outras iniciativas gráficas. Assim queremos aumentar o número de assinantes, atrair novos leitores na correspondência de mais anunciantes, pois o sangue de um jornal é a publicidade.
O NC, segundo os últimos dados da Marktest, é o terceiro semanário regional do distrito de C. Branco, com 11 pontos de audiência. Por isso, iniciamos neste aniversário um novo ciclo de uma esperança redobrada ao serviço dos leitores.


Data de publicação: 2007-01-30 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior